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10 Dicas infalíveis para vender mais

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O sonho de qualquer empresário ou empreendedor é vender bem e cada vez mais.  Mas para alcançar o sucesso e ganhar mais dinheiro com seu produto ou serviço no mercado on line é necessário aplicar algumas práticas infalíveis. Afinal o que você quer, com certeza, é vender bem, mais, com maior eficácia e ainda fidelizar seu público consumidor, pois quanto mais leal ele é a você, mais ele irá comprar e indicar seu empreendimento para outras pessoas. Isso é fato!

Por isso, pensando nesse mercado on line cada vez crescente em diversos segmentos, neste artigo vou te dar dicas valiosas para você vender melhor, de maneira mais eficaz, gerando lucro. Mas fique atento: tudo que se faz é preciso ter uma atitude mental positiva. Ou seja, você tem que acreditar no que vende e confiar que o seu produto ou serviço realmente vai trazer uma solução para o consumidor.

Além disso, vender on line requer também diversas estratégias combinadas com o seu consultor de marketing digital. Afinal ele estudou para isso, ele é o expert no assunto e, portanto, vale muito à pena confiar no planejamento que ele irá elaborar para o seu empreendimento. Sendo assim, será uma congruência perfeita: você querendo vender mais e seu consultor de marketing digital construindo caminhos para alcançar o sucesso do seu negócio.

Confira a seguir algumas dicas que irão ajudar você a vender mais e a obter lucros ainda maiores:

1 – Tenha conexão positiva com seu cliente. Seja parceiro do seu cliente, compreenda o que ele quer, a sua necessidade de compra. Saiba vender corretamente o produto ou serviço para que ele tenha uma excelente experiência de compra, caso contrário ele não voltará nunca mais. Lembre-se: sem cliente, ninguém sobrevive.

2 – Seja sincero. Esta deve ser uma das principais ferramentas de vendas. Se você mente uma vez, há grandes chances de nunca mais o consumidor confiar na sua empresa ou em você mesmo. A mentira poderá arruinar não só aquela venda, mas falir o seu empreendimento. A venda ideal não é aquela que só elogia o consumidor, mas aquela que o orienta para a melhor compra. Lembre-se: experiências positivas de compras resultam retorno garantido e na divulgação gratuita do seu produto e serviço. E é isso que você quer: vender mais.

3 – Defina quem é seu cliente. Você está lendo este artigo porque quer vender mais. Então saiba que é extremamente importante segmentar seu público. Você não quer clientes errados ou ruins. O que você quer é o consumidores certo, aquele que realmente querem seu produto ou serviço. Por isso, você precisa definir o perfil da sua audiência justamente quando estiver elaborando o plano de marketing digital com seu consultor. Definindo seu público será mais fácil traçar estratégias direcionadas para conquistar esse cliente e atendê-lo com maior eficiência.

4 – Proporcione um atendimento personalizado. Assim como no mundo físico quando diversas pessoas buscam conhecer seu empreendimento, no mundo virtual centenas de usuários visitam seu site ou loja virtual buscando informação sobre o seu produto ou serviço. E você sabe. Conquistar o cliente requer empenho e dedicação para agradá-lo seja no atendimento personalizado, na experiência de compra ou mesmo na qualidade do produto ou serviço. Por isso, é muito importante demonstrar interesse quando o cliente acessa um de seus canais de comunicação, como chat, email, Facebook.  Tenha a mesma dedicação com cada um que busca informação. Ele quer ser tratado como único e se assim acreditar, você terá um cliente fiel que divulgará de forma positiva a sua marca aos quatro cantos e o melhor, gratuitamente.

5 – Responda em tempo hábil as perguntas ou reclamações dos clientes. Muitos sites e lojas virtuais possuem um instrumento extremamente necessário que aproxima a empresa ou empreendedor do cliente: o chat ou mesmo o email. Mas de nada adianta ter um desses canais se a resposta ao cliente nunca chega ou demora demasiadamente. Essa estratégia de comunicação tem que funcionar e para funcionar você precisa determinar tempo de resposta e responder de forma objetiva, sem rodeios, e coerentemente. Esse feedback é imprescindível para que você tenha sucesso e as vendas sejam concluídas. Seja sempre acessível. Como eu disse anteriormente, se houver uma solução para o cliente, ele será o seu maior vendedor, pois com certeza fará propaganda positiva para pessoas do seu convívio.

Além do email ou chat há outros meios de comunicação intensamente usados: as redes sociais. O Facebook é um exemplo. É necessário estar sempre monitorando os comentários, gerenciando as críticas e reclamações, esclarecendo dúvidas com exatidão e rapidez e agradecendo os elogios. Isso se chama interação, e você precisa interagir com seu cliente ou seu potencial cliente. E interagir com cordialidade, lembre-se disso! Essas práticas fazem toda a diferença entre uma venda concluída ou não. Você quer vender mais e melhor, então precisa de consumidores satisfeitos!

6 –  Fidelize seu cliente. Se você quer que ele volte outras vezes, então dê a ele ferramentas necessárias. Surpreenda-o. Além de um atendimento impecável, se você oferta produtos, jamais deixe faltar no estoque. Quando o cliente acessa seu site ou loja ele acredita que ao fazer o pedido ele estará disponível à pronta-entrega. Portanto, o estoque deve estar pronto para atender às demandas. Acredite: o consumidor sempre volta quando encontra o que buscava. Afinal, foi uma experiência de compra agradável.

Você deve apostar também no acompanhamento pós-venda, enviando email ao consumidor para saber se a compra, o produto ou serviço atendeu as expectativas. Essa estratégia aproxima você do seu público, além de ter um feedback sobre a experiência de compra. Essa ação é possível, fácil e rápida de ser aplicada, pois você já tem uma lista de emails elaborada  pela captura do email do cliente durante a compra. Essa mesma lista pode ser utilizada também para a divulgação de novos produtos ou serviços, ou mesmo de promoções. Assim o cliente estará sempre informado sobre você.

7 – Tenha um site ou uma loja fácil de navegar e atraente. Assim seu cliente terá uma boa experiência de navegação, pois terá facilidade no acesso a todas as informações sobre seu produto ou serviço. Além disso, insira os contatos para atendimento em todas as páginas. Ele perceberá que você está ali sempre disponível para atendê-lo.

8 – Faça fantásticas campanhas de vendas por e-mail. Elas precisam conquistar os velhos e novos clientes, sempre! O texto deve ser envolvente, mas direto – diga o que você faz e para quem se destina seu produto ou serviço. Descreva seu produto ou serviço de forma impactante e objetiva de tal forma que as pessoas sintam-se atraídas em pedir mais informações e fechar negócio com você. Assim você começa a criar um elo. E como elas te encontrarão? No próprio e-mail. Divulgue um número de telefone e links que levem de forma direta às páginas do site relacionadas com o assunto destacado no e-mail.

9 – Seja diferente.  Faça o diferencial no segmento em que atua. Não queira ser apenas melhor do que seu concorrente; busque também fazer algo que o difere dele. Por isso, estude o mercado, faça um benchmark: examine como o seu concorrente atua. Não seja mais um no comércio on line, seja referência dentro do seu mercado. Sempre pergunte a si mesmo: o que eu faço de diferente, de inovador que ele não faz? Quando você encontrar a resposta ponha-a em prática e espere o retorno positivo em suas vendas!

10 – Tenha reputação e autoridade. Dificilmente as pessoas compram produtos ou serviços de um desconhecido. Elas buscam saber se o produto ou serviço está sendo ofertado por um expert no segmento que atua. As pessoas pesquisam em mecanismos de busca, como o Google, quem você é, quem é sua empresa. Aí eu te pergunto: O que você tem para oferecer a essa pessoa? Você tem uma loja virtual? Você tem um site? Você tem um blog? Você tem vídeos publicados? Você está presente nas redes sociais, seja com postagens importantes ou ações de divulgação? Está tudo atualizado?

São muitas perguntas, mas apenas uma resposta: se você não aparece não é lembrado! Isso é fato! Pior, se você não for especialista naquilo que vende ou faz está fadado ao ostracismo, e eu acredito que não é isso que você quer. O que você quer é vender, mais e melhor. Então comece a construir sua reputação, a sua autoridade por meio de uma forte presença on line.

Existem canais para isso e alguns deles estão citados no parágrafo anterior. Aproveite-os. Ofereça conteúdo de qualidade, provoque o engajamento das pessoas com seus textos sejam eles postados nas redes sociais ou enviados por email. Mostre ao seu cliente o quanto você se importa com ele e por isso, se esforça para fornecer a maior quantidade de informações possíveis para que ele conheça o que está comprando. Tenha certeza que quanto maior for a sua produtividade, melhor serão os resultados, refletidos em mais vendas, em sucesso!

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