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5 passos para Conquistar Clientes

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Captar ou manter os clientes? Com o quê uma empresa deve se preocupar?

Ao abrir um novo negócio, os empresários lançam mão de inúmeras técnicas para captar novos clientes. Utiliza-se, principalmente de boa propaganda, de modo a divulgar a nova empresa com o maior alcance possível e é inegável o resultado positivo de uma boa divulgação. Os consumidores são curiosos por natureza e gostam de ver novidades. Eles irão até a sua nova empresa ver o que há de novo. Irão ver se o seu produto cumpre o que promete a propaganda. Se seus preços são bons e se seus funcionários são capazes de fazer um bom atendimento. E aí é um momento crucial que muitos empresários relegam, erroneamente, a segundo plano. O que fazer quando o cliente o procura?

A dica de ouro é: fazer de tudo para fidelizá-lo. Fazer com que ele seja “seu”, se lembre de você e da sua empresa, comente com as pessoas, e sempre te procure em primeiro lugar quando precisar de algum produto ou serviço que você oferece. Um cliente fidelizado pode fazer com que você economize uma quantia satisfatória com propaganda, pois a publicidade positiva que um cliente pode fazer tem chances muito altas de trazer mais clientes com tendência à fidelização automática. Fidelizar é, portanto, um excelente negócio e exige algum esforço tanto de sua parte quanto de seus sócios e colaboradores. Enumeremos alguns passos que podem ser de grande ajuda na hora de lidar com esse processo:

  • Como atrair clientes?
  • Como conquistar novos clientes?
  • Como encantar o cliente?
  • Qual estratégia utilizar para a captação de novos clientes?
  • Como fazer a fidelização de clientes?

1 – Atendimento – um bom atendimento demanda treinamento intenso da equipe. Isso acontece porque muitas pessoas não possuem o dom natural de supor o que os outros precisam ou o modo como gostariam de ser tratados. O cliente deve se sentir à vontade no ambiente de sua empresa. Ele deve querer ficar. Deve sentir que é querido e que você e seus funcionários gostam dele e tem interesse por ele. Ele quer se sentir especial e vai valorizar isso ao extremo especialmente se foi mal atendido pela sua concorrência. Um cliente que se encanta por uma empresa com um bom atendimento paga até mais caro para ser tratado como deseja. Dois pontos cruciais de atendimento: chamar o cliente pelo nome; recebe-lo com um sorriso sincero. A partir daí, é importante fazer perguntas de forma sutil para sentir o que o cliente deseja e poder oferecer o que ele quer. Portanto é essencial ter interesse real por ele e pelas coisas que diz.

2 – Definição de seu nicho – Você pode atender a um tipo específico de cliente, cujas necessidades vão de encontro ao tipo de produto ou serviço que você oferece. Portanto, clientes que não tem demandas que vão de encontro ao que você oferece só se irritarão com a sua insistência. O processo de captação deve, portanto, ser também direcionado para o tipo de cliente que você visa atingir. Assim, é essencial saber onde deve procurar seus clientes e direcionar os seus investimentos naquelas pessoas que terão chances mais altas de fazer negócio com você.

3 – Valorização do cliente – o cliente deve ser considerado como prioridade número um em sua empresa. Sem ele o seu negócio deixará de existir. Uma empresa precisa de líderes, funcionários e colaboradores e precisa sincroniza-los devidamente, mas o cliente é o ponto chave do sucesso de qualquer empresa. Se a demanda é grande, qualquer erro com funcionários ou gestores pode ser resolvido e adaptado à qualquer situação. Por isso, manter o seu cliente é extremamente importante. Os canais de relacionamento devem funcionar de modo que o seu cliente seja ouvido e atendido sempre. O cliente fiel garantirá a sua renda quando seus negócios não forem bem, pois ele estará gerando renda continuamente. Portanto, o bom relacionamento com o cliente deve acontecer independente de ter negócios em andamento ou não.

4 – Atendimento pós fidelização – se você conseguiu fidelizar um cliente, não pense que seus esforços pararam por aí e você pode esquecer da existência dele. Qualquer cliente pode se sentir negligenciado e optar pela concorrência a qualquer momento caso deixe de sentir que vale a pena continuar dando prioridade a você. Um cliente fiel deve estar sob sua constante atenção e você deve procurar fazer o máximo possível para satisfazê-lo. Os clientes fiéis são parte importante de sua renda fixa e é importante reconhecer que eles merecem tratamento diferenciado. Se ele quiser ser atendido em casa, se quiser descontos, se quiser ofertas exclusivas você deve tentar atender a todas as suas expectativas. Caso não seja possível, negocie com muito tato, mas pelo menos mostre ter considerado e pensado com carinho no que ele pediu. Os clientes fieis merecem ser tratados com o máximo de atenção, cuidado e consideração. Lembre-se que o atendimento foi grande responsável por tê-lo fidelizado. Não deixe que vacile a esta altura.

5 – Analise os resultados – é interessante que uma empresa busque analisar os resultados de um investimento em publicidade, em uma campanha diferente, em algum tipo de divulgação alternativo que tenha optado por fazer. O ideal é que o empresário conte com um profissional que saiba avaliar devidamente quais foram as estratégias que conseguiram captar mais pessoas ou que tiveram mais sucesso no processo de fidelização. Isso ajuda a não repetir medidas ineficientes e apostar nas que foram bem sucedidas. Esse processo também é importante para que você conheça melhor o seu cliente e considere demandas que antes tinha desconsiderado.

Seguindo esses 5 passos, conquistar clientes e fidelizá-los com certeza será muito mais simples. Lembre-se que tudo girará em torno do nível de sensibilidade que você e sua equipe são capazes de ter com seu público-alvo e a disposição para fazer um atendimento de primeira. Procure treinar toda a sua equipe e se certificar de que o que foi treinado está sendo colocado em prática da maneira mais natural possível. Um cliente também sentirá caso seja tratado apenas com interesse, portanto procure acrescentar o máximo de sinceridade possível. Afinal é o cliente fiel que será responsável pela maior parte de sua renda. Não o perca!

Se você precisa de ajuda para aparecer para seu público e vender mais através da internet, me envie um e-mail: mendelsonthomesilva@gmail.com

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