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A importância do bom conteúdo

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A importância de produzir bom conteúdo para ter relevância na internet.

Tenho acompanhado muitos profissionais de SEO e de Marketing Digital e aprendido com eles  o valor inestimável de produzir bons conteúdos para engajar e conquistar leads (leitores).

Engajá-los e convertê-los em clientes na internet. Lendo e estudando sobre isso, percebo o quanto essas afirmações são verdadeiras.

Da mesma forma que eles produzem conteúdo e conquistam quem estuda o assunto, nos tornando leitores fiéis e potenciais clientes, as empresas, de modo geral, podem usar essa mesma estratégia para conquistar, engajar e converter em clientes seu público-alvo.

Bom conteúdo proporciona conhecimento

Pensar que apenas distribuir bom conteúdo é garantia de vendas, é errado. Não acontece assim. Porém disseminar bons conteúdos abre um leque de novas oportunidades.

Uma informação que seja relevante, que corresponda as expectativas do seu público, que agregue conhecimento para ele, fará com que esse leitor passe a te perceber como uma fonte de confiança para determinado assunto.

Torne-se uma autoridade

Você passa a ser visto como uma autoridade, ganha a admiração e o respeito desse leitor. Converter em cliente um usuário que te segue, que lê seus conteúdos é muito mais fácil. Já existe um relacionamento, vender é questão de tempo.

Os conteúdos precisam ser escritos de forma simples e objetiva, sempre focados em ajudar a resolver um problema do lead. Agindo dessa forma, esse leitor voltará sempre a esse blog ou site porque sabe que ali tem conteúdo de qualidade voltado a ajudá-lo.

Usar essa estratégia de marketing de conteúdo, sem muito foco no apelo de vendas, trará muito mais vendas. Parece contraditório, mas não é. Comprar mexe com a parte do cérebro responsável pela razão, ou seja, sempre haverá uma retração ao pensar em mexer no bolso. “Não vou gastar e pronto”. Mas experimente apresentar produtos e serviços aliando razão e emoção.

Apresente seus produtos mostrando todos os benefícios e qual o retorno ele pode trazer a quem adquire. Por exemplo, um carro é apenas um carro, permite ir e vir. As pessoas compram por essa necessidade.

Mas esse produto pode ter valores agregados, como por exemplo um som de qualidade para ouvir a música preferida, bancos mais ergonômicos que evitam que o corpo sinta cansaço. Outro exemplo: uma camiseta é sempre uma camiseta, mas e se ela for confeccionada com um tecido específico que dissipa o calor?

Se tiver um caimento perfeito? São informações que o cliente não encontra na vitrine, mas ele antes de comprar fará uma pesquisa, isso é certeza.

É aí que entra o marketing de conteúdo, que mostra a ele o que ele levará de valor agregado ao adquirir esse produto. Perceba que a razão é incentivada pela emoção da conquistar algo de valor. Conrado Adolpho diz em seu livro (8Ps do Marketing Digital) que vender da velha forma como se fazia anos atrás, não é mais possível.

As pessoas sabem o que querem e precisam, elas têm acesso a informação e não compram simplesmente por comprar. Querem a emoção da conquista de algo valioso, que lhe trará benefícios ao ponto desse produto não ser considerado uma despesa e sim um investimento.

Uso adequado das redes sociais

Engajar nas redes sociais, onde as distrações são enormes, é difícil e só é possível com muitas estratégias e ações planejadas. O conteúdo precisa ser interessante e fazer com que as pessoas se interessem em clicar e interagir com a marca.

Uma excelente forma para engajamento é usar vídeos, mas se não for possível usar imagens realmente criativas e atraentes. Dessa forma as postagens serão vistas e compartilhadas, contribuindo para aumentar o número de fãs e leitores que acompanham sua página nas redes sociais.

Aumentar a conversão dos visitantes

O objetivo do marketing de conteúdo é atrair leitores que apreciem, estudem ou necessitem de um conteúdo específico. Isso pode ser feito com seu público-alvo.

Ao ler e se informar sobre as soluções oferecidas por sua empresa, elas podem não comprar de imediato, mas passam a reconhecer aquele canal como fonte de informações, onde retornará em buscas de novos conteúdos que podem levá-la a uma ação de compra em algum momento.

Há ainda possibilidades de que indiquem sua página para outra pessoa como fonte de bons conteúdos. Disponibilizar conteúdo relevante ao seu público-alvo é mais que uma propaganda pura e simples dos seus produtos e serviços.

É uma agregador de valor para sua marca, ajuda a criar relacionamento entre a empresa e o cliente, deixando mais próximo e facilitando negócios futuros.

Aumenta a taxa de conversão em vendas no site e cria autoridade

A produção de conteúdo é parte essencial na estratégia para definir sua autoridade digital e por consequência potencializar vendas e alavancar seu negócio.

Através de conteúdo é possível eliminar dúvidas e rejeições sobre produtos e serviços, oferecendo informações sobre eles e mostrando como eles podem agregar valor e oferecer soluções.

Afinal vender é o principal objetivo de um site, direcionar o lead para um funil de conversão, onde o objetivo principal é oferecer bons produtos e serviços e conseguir realizar vendas.

mendelsonthome@mtscom.com.br

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