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Como alcançar bons resultados no Facebook

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Para fazer sucesso no Facebook é necessário ter um bom planejamento

Se você não está alcançando grande envolvimento com seus anúncios ou conteúdos no Facebook e você tem absoluta certeza que sua segmentação está boa, mas mesmo assim os resultados não aparecem…

Leia esse conteúdo e veja se você está seguindo as melhores práticas para alcançar sucesso.

Saiba agora qual a melhor maneira de alcançar engajamento efetivo por meio de anúncios do Facebook. 

Se você tem um negócio é essencial que utilize o Facebook para atrair público para seu negócio. Grande parte da população brasileira está no Facebook. Portanto, estar presente lá é essencial para sua presença online.

E para obter sucesso é necessário avaliar alguns pontos:

1. Você definiu seus objetivos?

Para ter bons resultados com os anúncios você precisa definir muito bem seus objetivos:

  • Qual o público você quer atingir;
  • Qual o problema/necessidade desse público;
  • Qual a causa desse problema/necessidade;
  • Como sua solução se encaixa e resolve essa demanda.

Definidos esses pontos, estruture sua oferta de forma muito clara e objetiva gerando identificação do público-alvo com o seu produto e mostrando os benefícios e soluções que você vai entregar.

Para melhores resultados, coloque o pixel de remarketing do Facebook para que você possa anunciar novamente para quem chegou até sua página, viu sua oferta, mas por algum motivo não converteu.

O pixel de remarketing é um scrip responsável por identificar qual foi o comportamento do seu público no seu site, blog ou página de venda.

Dessa forma, caso seu público não tenha um primeiro engajamento, você pode ofertar novamente para ele algo que ele demonstrou maior interesse.

2. Você está usando o tipo de anúncio certo?

Bom, agora que você já sabe qual público quer atingir, já definiu os objetivos da campanha que deseja fazer no Facebook vamos à parte prática.

Antes de impulsionar a página para ganhar curtidas, impulsione primeiro sua oferta para o público já segmentado.Depois avalie o comportamento e engajamento dessas pessoas com seu conteúdo. Você pode convidar quem interagiu com seu conteúdo para curtir sua Fanpage.

Dessa forma, as pessoas que irão seguir sua página terá um interesse real no seu conteúdo.

Em um segundo momento você pode fazer anúncios para atrair curtidas. Mas nessa etapa é possível pedir que o Facebook apresente sua página somente para pessoas com gostos semelhantes ao que já curtiram sua página.

Isso é chamado de look a like e trará um público com muito mais potencial de compra para sua Fanpage.

Outra vantagem de fazer essa seleção minuciosa de público é que isso aumenta o alcance orgânico na página. Alcance orgânico é aquele alcançado sem fazer impulsionamento.

Vale destacar que o Facebook não irá mostrar seus conteúdos a todas as pessoas que já curtiram sua página, mas quando a seleção de público é criteriosa o próprio público irá em busca dos seus conteúdos e isso fará com que seu alcance orgânico seja muito melhor.

3. Sua copy do anúncio está funcionando?

A profissão de Copywriter não existe por acaso. Esse profissional é responsável por criar um título atraente para seu anúncio.

Se a chamada para seu anúncio não for impactante dificilmente receberá cliques. Por isso, avalie: minhas chamadas são boas o suficiente para fazer meu público ter vontade de clicar nos meus anúncios? Se não forem, contrate hoje mesmo um copywriter.

Pode parecer exagero, mas não é. Se a sua mensagem não for matadora, dificilmente as pessoas irão clicar. Se a mensagem for boa, mas a chamada de ação não for bem estruturada você perderá cliques também.

Anúncios confusos ou com mensagens pouco claras sem chamadas de ação ou com chamadas mal elaboradas, prejudicam muito seus resultados.

4. A sua imagem de anúncio é eficaz?

Tão importante quanto um bom título é uma boa imagem. Deve ter o tamanho exigido pelo Facebook e ser de qualidade, com boa resolução, sem parecer estourada ou borrada.

Além dos atributos de qualidade de imagem, a composição visual é essencial. Tem que chamar atenção e despertar o interesse, do contrário não haverá cliques.

A imagem não pode ser genérica ou apagada, precisa ser impactante, assim chamará a atenção e incentivará o clique. Para saber se a imagem está funcionando ou não, não há forma melhor que testar e testar até encontrar o ponto ideal de atração.

Experimente utilizar imagens combinadas de pessoas e gráficos. Pessoas geram identificação. Pessoas sorrindo, olhando direto para a câmera passa impressão de olho no olho, gera confiança. Utilize filtros que façam suas fotos se destacarem. Evite utilizar cores que tenham o mesmo tom de cor do Facebook.

Teste, faça variações, experimente. Só não utilize imagens ofensivas ou fora do padrão do Facebook. Essa rede pode ser um canal incrível de interação com seu público, siga as regras que tudo acontecerá de forma perfeita.

5. Qual é o contexto da sua campanha?

Essa não é tanto uma dica de otimização e sim algo para ser analisado. Vamos avaliar o contexto de anúncios que poderiam ter melhores resultados e não têm.

Um grande erro de quem anuncia no Facebook e tem pouco ou nenhum retorno é aquele de executar pequenas campanhas sem muito planejamento, critério ou contextualização. Por exemplo: escrevi um artigo agora, então vou postar e impulsionar.

Vamos avaliar:

  • O artigo tem link com alguma estratégia de venda?
  • Faz parte de um roteiro de uma campanha de venda?
  • Leva o potencial cliente para algum ponto específico? Seja para avaliar ou comprar um produto ou serviço?

São questões simples e precisam ser respondidas antes de anunciar. Impulsionar sem uma estratégia por trás pode lhe fazer perder dinheiro. Mesmo que você coloque pouco dinheiro, no final das contas poderia utilizar melhor esse dinheiro apenas inserindo ele em um contexto melhor de anúncio.

Campanha de vendas no Facebook

Lembre-se que um anúncio deve fazer parte de uma campanha com 4,5 ou 6 anúncios com imagens diferentes, chamadas diferentes e chamadas de ação diferentes.

Assim você irá conhecer qual anúncio lhe trará melhores resultados e pode ampliar o valor investido naquele que funciona melhor.

Fazendo isso seu dinheiro será melhor aplicado e você irá gastar menos do que se focar em um único anúncio e colocar nele todos os seus recursos.

As campanhas no Facebook, quando executadas com estratégia e com um objetivo bem definido, os resultados são excelentes. Faça isso e veja seus resultados alcançarem um patamar nunca antes visto.

A propósito, se você não quer perder tempo criando a estratégia para anunciar no Facebook, você pode contar com minha experiência para realizar para você o planejamento da campanha, a segmentação do público, a escolhas das imagens, a estruturação dos títulos e chamadas de ação e os testes com os variados anúncios para chegar ao que traga melhores resultados para sua campanha de vendas no Facebook.

Envie-me um e-mail: mendelsonthome@mtscom.com.br. Vamos conversar!

E se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o para que mais pessoas conheçam o potencial do Facebook para gerar negócios.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Mendelson Thomé
Especialista em Vendas Online

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