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Como agregar valor a produtos e serviços

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Muito se fala em agregar valor a produtos e a serviços para vender mais e cada vez melhor, mas é importante destacar que agregar valor não se trata especificamente de dar um desconto ou vender um produto ou serviço abaixo do que é praticado no mercado. Agregar valor necessita de investimentos, não necessariamente em dinheiro, mas em conhecimento e, claro, inovação.

Vender um produto ou serviço pode ser fácil dependendo do poder de convencimento do vendedor, da necessidade imediata do cliente e ainda de uma série de outros fatores. Em sites e lojas virtuais é possível agregar valor aos produtos e serviços apresentando conteúdos que façam o cliente perceber o valor que tal produto lhe trará, caso ele o adquira.

Nesse cenário, a compra deixa de ser uma simples aquisição para se tornar uma conquista e uma conquista, vamos dizer assim, consciente, pois ele compra aquilo que ele fez uma leitura antes, compreendendo o que ele está levando para casa.

Portanto, agregar valor é destacar uma qualidade ou uma característica do produto ou serviço que será de fato relevante para fazer o cliente tomar a decisão de comprar. E isto pode ser destacado também em forma de conteúdo, além do que já está inserido no site ou na loja virtual.

Para exemplificar melhor, vejamos então alguns exemplos que refletem o conceito de conteúdos que agregam valor ao conteúdo já existente no ambiente virtual de sua empresa. Uma loja virtual de sapataria, por exemplo. Ela pode vender muito bem seus sapatos, tanto pela qualidade dos mesmos, como também pelo poder de persuasão existentes em seus textos.

Entretanto, a loja virtual poderá vender ainda mais se construir conteúdos que ajudem ao usuário a escolher o melhor sapato para cada ocasião, ou mesmo inserir conteúdos que expliquem qual melhor combinação de sapato com a roupa que o cliente que usar com ele. Desta forma, o consumidor  passará mais tempo na sua loja virtual conhecendo seu produto e a usabilidade dele. Isso pode se transformar em uma boa venda.

Outro exemplo do potencial do conteúdo que agrega valor pode ser aplicado em um site de uma padaria. Neste ambiente virtual você pode inserir textos explicativos, como dicas de saúde, do valor nutricional de seus pães, bolos, salgados e demais doces, por exemplo. Assim o cliente conhece seus produtos e ainda consome conhecimento. Isso quer dizer que quanto mais ele entende do que ele está comprando maiores serão as chances de ele consumir ainda mais os seus produtos. Outro exemplo é: se na sua padaria você comercializa produtos direcionados à uma vida mais saudável, insira conteúdos que destaquem este hábito.

Logo, é muito importante você entender que se você quiser se diferenciar, destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo, tem que acreditar que seu site ou loja virtual tem que se tornar não apenas uma fonte de venda de seus produtos ou serviços, mas também um fonte de conteúdo, de conhecimento que agregue valor ao material explicativo que já existe. E lembre-se o conteúdo tem que ser atraente, envolvente e explicativo, que não gere dúvidas; mas sim o desejo de consumir cada vez mais.

 

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