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Como atrair clientes para seu negócio

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Aprenda como chamar atenção e conquistar novos clientes na internet tendo o posicionamento adequado

Nesse artigo eu vou te apresentar os pontos fundamentais para atrair clientes para para seus produtos ou serviços. Independente do seu negócio ser físico ou online.

Se você é empresário ou empreendedor de qualquer segmento conhece a importância das vendas para a boa saúde financeira do seu negócio.

Então vamos aos pontos.

Para gerar vendas na internet ou fora dela são necessários gerar 4 pontos de comportamento em seu público, conhecido como método AIDA, que significa:

  • A – Atenção (chamar atenção do seu potencial público);
  • I – Interesse (gerar interesse desse público);
  • D – Desejo (gerar a necessidade pela solução oferecida);
  • A – Ação (fazer seu público tomar uma decisão).

Mas como chamar atenção e gerar interesse em um mercado tão concorrido?

Você precisa obrigatoriamente ter posicionamento adequado e que fixe de maneira natural na mente do seu público o seu diferencial. Quer saber como fazer isso? Vou dar alguns exemplos abaixo:

Exemplo 1

Você tem uma empresa que fornece serviço de buffet para eventos. Com certeza existem muitas empresas que realizam esse tipo de trabalho.

Se perguntarmos a qualquer uma delas: “qual seu diferencial frente aos seus concorrentes?”, todas dirão a mesma coisa:

  • Trabalhamos com os melhores produtos
  • Nosso atendimento é diferenciado
  • Etc, etc

Mas o posicionamento ideal seria:

Somos especialistas em tornar seu evento um sucesso. Como assim? Imagine ir em um evento de longa duração onde as pessoas saem cansadas depois de várias horas concentradas. Elas precisam, além de uma excelente qualidade da comida, uma apresentação incrível. Afinal, ela irá comer primeiro com os olhos.

Outro ponto essencial é que a comida, além de saciar a fome, seja leve e não cause nenhum tipo de incômodo. Um bom serviço de buffet pode salvar um evento não tão bom.

Agora imagine o fracasso de um evento se o conteúdo apresentado é ruim e o buffet também. Suas possibilidades de gerar negócios serão bem pequenas. Por isso, o posicionamento ideal é: somos especialistas em tornar seu evento um sucesso.

Exemplo 2

Você tem uma empresa de brindes que faz agendas, canetas, chaveiro, canecas, etc. Com certeza existem também centenas de empresas que fazem a mesma coisa. Ao invés de entrar na briga com a concorrência jogando o preço lá para baixo, apresente um novo posicionamento ao seu público. Por exemplo:

Marque presença na mente e nos olhos dos seus clientes o ano inteiro: conheça nossa linha de brindes personalizados. Nossas agendas são produzidas com material… (aqui você descreverá a qualidade do material).

Mas antes de chegar nesse ponto você chamou a atenção e gerou interesse para algo muito muito mais efetivo que é ficar presente na mente e nos olhos do cliente o ano todo. Imagine o potencial de ficar na mente e ao alcance do seu público com uma agenda, uma caneca etc. Sempre que ele for utilizar, sua marca estará em evidência.

Existem vários exemplos de posicionamento que você deve utilizar para fugir da grande concorrência. Mas não vou listar mais para não me alongar muito no assunto.

O ponto essencial que quero lhe mostrar é que posicionamento é fundamental para atrair atenção e gerar interesse do seu público por suas soluções.

Desejo e Ação

Você já chamou atenção e gerou um interesse, nesse momento você irá apresentar as características do seu produto, método de fabricação, design atual, funcionalidades e demais itens de qualidade do seu produto.

Percebe que a qualidade do produto é super importante? Mas só depois de atrair e gerar interesse é que você chegará nesse ponto. Feito isso, você faz uma chamada de ação para que esse potencial cliente tenha uma primeira experiência. Por exemplo:

‘Agora que você já conhece os benefícios que eu posso lhe proporcionar com esse produto ou serviço eu vou falar como você pode fazer para adquirir essa solução.’ E entra aqui a chamada para a compra.

Essa é a estrutura ideal para gerar vendas para seus produtos ou serviços. Para encontrar o público ideal para seu negócio, seja ele físico ou online, você precisa utilizar a internet, afinal é onde seu público está e onde ele procura respostas e soluções.

Se você aparecer para ele com o posicionamento ideal sobre seus produtos e serviços, ele irá comprar de você. Aqui nesse artigo eu mostro na prática como utilizar essa ferramenta poderosa e gratuita que é o Google para encontrar e entender seu público-alvo.

Bom, deixa eu falar agora como funciona o meu modelo de consultoria e o método que eu posso implementar para que sua empresa tenha um bom posicionamento para seu público-alvo, a presença online adequada e possa gerar vendas todos os dias para seus produtos e serviços.

Canais de Comunicação:

Facebook, YouTube, Instagram e Blog

Por esses canais iremos atrair e criar uma lista de pessoas interessadas em sua oferta para gerar um 1° Cadastro.

Como?

Com o que é chamado no Marketing Digital de imã digital gratuito (E-book; Guia prático; PDF; vídeo, checklist). Provavelmente você já foi atraído por algo gratuito em algum site e que para ter acesso a esse item precisou deixar o e-mail.

Com esse e-mail iniciamos uma sequência de e-mails marketing para criação de relacionamento e apresentação de ofertas. A partir do momento que sua solução gratuita (seu imã digital) foi relevante para seu público, é hora de fazer a oferta de um produto de baixo valor, chamada de primeira conversão (compra).

Por exemplo: ‘Agora que você tem em mãos a amostra da minha solução gratuita, conheça também a solução que tenho por um preço imperdível. Aqui geramos a primeira conversão (compra).

Fonte de renda recorrente

Uma área de membros – local onde você entregará conteúdo gratuito e pago – será uma fonte de renda recorrente para seu negócio. Para ter acesso a maioria dos conteúdos dessa área o seu cliente pagará um valor mensal. Quer um exemplo? Netflix. Mas esse sistema também pode ser utilizado para negócios e pode lhe gerar a segunda conversão do seu cliente.

Mini treinamentos e palestras online

Os mini treinamentos ou palestras online são aulas nas quais você irá apresentar mais soluções dos seus produtos ou serviços e, ao final, fará uma oferta de venda gerando assim uma terceira conversão (compra).

Venda dos demais produtos

Perceba que existe uma jornada por onde seu cliente será guiado, iniciando pelo imã digital passando pelo produto de baixo valor, renda recorrente e depois os demais produtos de valores maiores.

Ah, mas só tenho um produto, não tenho tantos produtos assim. Bom, com esse método que utilizo é possível desmembrar e criar soluções que complementem seu único produto e que serão alavancadas para vender seu produto principal. Seja um produto de médio ou alto valor.

Essa é a melhor forma para construir o seu PROCESSO IDEAL DE VENDAS e vender todos os dias na internet. Com esse modelo todos os dias haverá pessoas comprando de você!

E se você quiser uma avaliação gratuita de como esse método pode ser utilizado para vender seus produtos ou serviços na internet, independente de qual seja o seu negócio e o porte dele, é só clicar agora no banner abaixo.

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Estou esperando por você.

Um abraço e até o próximo artigo!

Mendelson Thomé
Consultor de Marketing Digital e especialista em construção e otimização de Sistemas Automatizados de Captação de Clientes na Internet

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