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Como ser Encontrado na Internet

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A internet é hoje o principal meio de aparecer e ser visto, além do custo mais baixo que as mídias tradicionais, o alcance é muito maior. Leia até o fim esse artigo e veja como ganhar na internet:

  • Mais Leitores;
  • Mais Clientes;
  • Sair na frente da concorrência;
  • Vender mais produtos e serviços.

A publicidade online tem sido um dos meios mais utilizados por novos – e antigos – empresários como forma de divulgar a sua empresa, produto ou serviço. Isso se explica principalmente pelo fato de os consumidores circularem, atualmente, mais pela internet do que por outras mídias que eram muito acessadas anteriormente como o rádio, a tv, as revistas e jornais, etc.

A mídia e os anúncios devem estar ao alcance dos olhos, dos ouvidos e da mente do consumidor, cruzar o seu caminho. Uma boa publicidade deve alcançar o cotidiano das pessoas, encontrá-las, para que posteriormente elas procurem a empresa cuja propaganda não sai de seus ouvidos, ou despertou curiosidade ou algo neste sentido.

A criação de um site sério, com visão para resultados amplos demanda certo investimento. O layout, em primeiro lugar, deve passar credibilidade. Um empresário que quer ser visto na internet, mostrar sua empresa ou fazer negócios deve se afirmar logo à primeira vista, uma vez que será o primeiro e principal contato entre empresa e consumidor – o visual.

Assim, um bom designer pode se encarregar deste trabalho. Há profissionais cujos perfis se encaixam nos mais variados gostos e propostas. Mas para ser encontrado o ideal é um trabalho que chame a atenção de forma sutil e gere certa curiosidade, suficiente para fazer com que o cliente clique no anúncio para ver mais a respeito do site. Este item menciona outro fator importante: os cliques.

Atualmente existem diversas formas de conduzir um consumidor ou leitor até o seu site. Existem investimentos altos em trabalhos feitos por agências publicitárias que garantem bons resultados. No entanto, nem todos os empresários dispõem de renda para este tipo de investimento, especialmente quando estão começando o próprio negócio. Porém, não é por isso que não podem dispor de ferramentas de custo acessível para divulgar o seu site.

Há sempre a possibilidade de aproveitar o fluxo das redes sociais. No Facebook, por exemplo, a criação de fanpages tem sido estratégias de muitos empresários. Muitas pessoas que começam pequenos negócios informais ou optam por dar passos lentos para testar o mercado criam uma fanpage– uma página na rede – para mostrar aos amigos o trabalho.

O Facebook também permite que se impulsione as publicações da página para aumentar o alcance dos posts através de um custo relativamente baixo. As páginas nesta rede social tem se mostrado eficientes devido ao número de acessos diários na rede. Todos os dias milhões de pessoas veem seu feed nem que seja de relance. E esse “relance” pode gerar uma busca. Esse exemplo mostra que mesmo com investimento quase zero é possível fazer alguma divulgação na rede, ainda que seja orgânica.

O Google também disponibiliza ferramentas que facilitam o processo de divulgação de sites nos mecanismos de busca. Os links patrocinados são um desses exemplos. A empresa pode pagar – muitas vezes o pagamento é por clique recebido em seu site – para que seus links sejam localizados estrategicamente nos resultados. Assim, uma busca relacionada com uma palavra-chave em seu site o colocará no topo das buscas, facilitando o acesso pelos clientes/consumidores.

As palavras-chave devem ser estudadas estrategicamente para ser aplicadas ao longo do corpo dos textos no site ou nos títulos. Outra estratégia é a aplicação de backlinks, que, basicamente, são sites que abrem um espaço para que o cliente acesse algum outro link. Os backlinks geralmente funcionam bem através de parcerias nas quais os dois sites em questão são relacionados. No entanto, é importante também saber fazer uso dessa estratégia para que os clientes não confundam os backlinks com vírus e percam a credibilidade mesmo nos dois sites.

Para ser encontrado na internet a melhor opção é contratar um Consultor ou Analista em SEO – (SearchEngineOptimization). Trata-se de profissionais especializados em fazer o seu site ser bem ranqueado, encontrado com facilidade e colocado nas melhores posições. A boa localização de um site na web é fundamental para o seu sucesso. Além disso, os especialistas em SEO podem apontar possíveis erros que estejam sendo cometidos no sentido de impedir ou inviabilizar o fluxo de clientes em seu site.

Após a criação de estratégias para ser localizado, é importante lembrar que o seu site deve ser didático, prático e sem rodeios. É importante comparar um site com uma loja: o que você sente ao entrar? Os produtos estão organizados de modo a ser vistos pelos clientes? Todas as opções estão expostas? Há bagunça? Os funcionários parecem perdidos?

Tudo isso contribui para criar uma impressão no cliente que pode não se desfazer. No caso do site este “fenômeno” atua de forma similar. Há erros na página? As cores são muito fortes ou não combinam? Os textos estão legíveis e bem escritos? Está organizado? Muitos clientes podem desistir do seu site antes mesmo de ver seus produtos, simplesmente por não encontra-los com facilidade.

Portanto, uma vez que você tenha conseguido ser encontrado, é essencial que faça o seu cliente se sentir à vontade no seu site. A linguagem deve ser fácil e as opções devem indicar com clareza onde está o produto que procuram. A classificação também é muito importante, pois ninguém perderá tempo procurando algo que parece estar organizado de forma totalmente aleatória, quando podem encontrar em outro site o mesmo produto em menos de dez segundos.

Muitas vezes as pessoas preferem pagar um valor mais alto a perder tempo com o que creem ser um esforço infrutífero. A perda de tempo faz com que uma das principais utilidades do mercado online – a praticidade – perca também o seu sentido de existir.

Por isso, é importante se atentar à estruturação do seu site, à facilidade com que o seu consumidor pode entrar em contato com você e tirar dúvidas. Caso contrário, seus esforços por ser encontrado não gerarão resultados efetivos. É importante lembrar que os investimentos em negócios online devem trazer retorno, ainda que exija um pouco mais de tempo do que as respostas dadas pelo mercado tradicional off-line.

Se você precisa de ajuda para aparecer para seu público e vender mais através da internet, me envie um e-mail: mendelsonthomesilva@gmail.com

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