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Como vender mais com pet shop

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Aprenda como gerar mais vendas para seu negócio pet utilizando a internet

O coração de qualquer empresa que deseja se manter com boa saúde financeira é realizar vendas. Vender é o oxigênio que mantém um negócio vivo.

Se você é empresário do setor pet, confira nesse artigo 5 dicas (e mais uma extra) essenciais para ajudar a aumentar suas vendas e seu faturamento utilizando como ferramenta a internet.

Dica número 1 – Uma boa apresentação gera vendas

Diz o ditado popular que a primeira impressão é a que fica. Isso vale para nossa apresentação pessoal e, claro, a aparência do nosso negócio seja ele físico ou online.

Seu petshop precisa passar uma boa impressão para seu público e isso começa tanto na aparência física da sua loja quanto na aparência do seu site e na sua apresentação pessoal.

Faça uma análise do seu negócio agora. Pare por um instante essa leitura e avalie como está a aparência da sua loja, depois avalie como está a apresentação do seu site.

A fachada está bonita? Foi pintada recentemente? Sua placa está nova? Pinturas desbotadas e placas corroídas pelo tempo passam uma impressão de desleixo. Você e seus funcionários estão com o uniforme (se você utiliza) limpo, bem apresentável?

Imagine chegar em um hospital ou loja para comprar um produto e o vendedor está de bermuda, chinelo, com as roupas manchadas ou sujas (não estou dizendo que é seu caso está bem? Estou só fazendo uma comparação). Péssima impressão não é mesmo? Muito bem, seu cliente pode ter essa impressão se você não tiver uma boa apresentação.

Experimente também renovar a aparência da sua loja física uma vez por ano. Você vai perceber que os clientes aumentarão. Um negócio com boa aparência passa a sensação de prosperidade, um negócio vivo realmente e que transmite confiança e segurança.

Dica número 2 – Sua presença online

Você sabe o que SEO Local? Significa aparecer para pesquisas realizadas próximas do seu endereço. Quando queremos encontrar uma empresa ou qualquer outra solução, onde buscamos? Google. Por exemplo:

  • Petshop em Atibaia (procurando pet shop na cidade de Atibaia)
  • Petshop em São Paulo zona norte (procurando pet shop na cidade de São Paulo, na zona norte)
  • Petshop em Guarulhos (procurando pet shop em Guarulhos)

Isso é chamado de SEO Local. Se você não tem conteúdo otimizado que lha faça aparecer nos resultados para esse tipo de pesquisa no Google, faça algo logo. Você pode estar perdendo clientes e deixando de realizar vendas.

Site responsivo

Seu site se adapta a todos os dispositivos (desktop, tablet e smartphone)?

Seu conteúdo resolve problemas dos seu público? Publique conteúdos que ajudem seu público a resolver um problema. Por exemplo:

  • Como fazer o pet comer nas horas certas. Explique e dê um passo a passo simples de ser feito em casa.
  • Meu pet urina fora do lugar, como resolver?

Essas perguntas são feitas por pessoas que têm pet e pesquisam no Google para encontrar respostas para essas perguntas. Eu tenho um artigo com vídeo no qual explico como encontrar no Google as pesquisas realizadas e assim preparar conteúdo de resposta.

Se você preparar conteúdos realmente relevantes para seu público e tornar-se uma autoridade para ele, quem você acha que ele irá procurar para adquirir produtos e serviços?

Pense sempre o seguinte: por que consumimos determinada marca de produto ou serviço? Porque essa marca nos causou uma boa impressão, seja em um atendimento, seja respondendo uma dúvida, seja entregando uma solução imediata.

Portanto, seja relevante para seu público e isso fará com que tenha mais clientes e venda mais.

Dica número 3 – Presença nas redes sociais

O Brasil está entre os países que mais utilizam redes sociais. Seu cliente também está lá. Logo, você também precisa estar. Mas apareça para seu cliente sem ser chato, afinal a rede social é um espaço de lazer e interação.

Não apareça para seu público sempre vendendo algo. Dê informação realmente relevante que não tenha todo o tempo apelo de vendas. Seja relevante e vendedor sem ser chato.

Dica número 4 – Crie listas de e-mails de forma estratégica

Uma boa forma de transmitir relevância para seu cliente é entregar-lhe algo de muito valor. Pode ser um vídeo ou um pdf (e-book). Por exemplo, eu tenho um e-book gratuito no qual ensino como escrever corretamente os termos mais difíceis da Língua Portuguesa.

e-bookgrátis-como-escrever-corretamente

Se você mesmo irá produzir seus conteúdos pode utilizar esse guia para não errar na escrita dos seus artigos. Para ter acesso a esse guia é preciso deixar o e-mail. Dessa forma se constrói uma lista de potenciais clientes para seu negócio.

Perceba que é algo realmente importante. Não pense em criar lista de qualquer jeito. Se você não for realmente relevante será marcado como indesejável na caixa de e-mails de seu cliente e isso será ruim para sua comunicação.

E-mail Marketing

Após conseguir o e-mail do seu potencial cliente, procure descobrir que tipo de comunicação ele tem mais interesse. Dessa forma sua comunicação será mais assertiva e você não será marcado como SPAM ou remetente de mensagens indesejáveis.

Outro ponto importante é que sua comunicação por e-mail marketing deve ter um objetivo de gerar vendas, claro. Mas antes de vender algo proporcione uma boa experiência. Entregue soluções e só então faça uma oferta.

Não há nada pior que abrir o e-mail e ter uma infinidade de ofertas de vendas. Se for algo que não interessa, pior ainda.

Dica número 5 – Campanhas de vendas por e-mail

Uma boa forma de atrair potenciais clientes que você conseguiu utilizando a internet para sua loja física é oferecer promoções, por exemplo:

  • Descontos especiais em um período pré-determinado
  • Um brinde especial se fizer a tosa (mas precisa ser um brinde legal mesmo, não vale algo que não agregue nenhum valor)
  • Utilize combos de produtos (na compra de uma ração, ganhe um pote de alimentação ou uma coleira)
  • Crie planos de fidelização. Aquele modelo utilizado por restaurantes, pode ser adaptado para seu pet shop: faça 10 banhos e ganhe o 11, por exemplo. Dessa forma, a visita desse cliente torna-se regular e cada visita pode lhe gerar uma nova venda.

Seja criativo e lembre-se: ofereça para seu cliente o que você gostaria de receber se estivesse no lugar dele.

Dica extra – Tenha um excelente atendimento

Sabe aquela visita a uma determinada loja que você não pretendia comprar nada, mas acabou comprando só pelo excelente atendimento que teve? Pois bem. É esse atendimento que você precisa proporcionar em seu negócio.

Um sorriso abre portas, lembre-se disso. Não precisa forçar o sorriso ou gargalhar, mas uma expressão simpática é sempre melhor que uma cara amarrada ou séria demais. Outro ponto importante é não deixar o cliente sem ser atendido.

Uma vez atendi um cliente de loja física e um problema que ele tinha era: “estou só olhando“. Sempre que algum vendedor abordava quem entrava na loja recebia a resposta: “estou só olhando“.

Decidimos mudar a abordagem do vendedor da tradicional: posso ajudar, para: você já esteve aqui antes? Esse tipo de abordagem faz “quem está apenas olhando” a pensar um pouco mais antes de soltar a resposta padrão e possibilita o vendedor de quebrar o gelo e continuar a interação.

Quando a pessoa responde não: ótimo, porque nós temos condições especiais para quem está na loja pela primeira vez. Vamos conhecer? Você precisará ter uma promoção especial para novos clientes, claro.

Se a pessoa já foi ao seu pet shop, melhor ainda. Provavelmente irá responder: sim, já sou cliente. E aí entra a sequência da abordagem: ótimo, temos condições especiais também para quem já é nosso cliente. vamos conhecer?

Dessa forma a interação ficará mais leve e você e seus vendedores não receberão a tradicional resposta “só estou olhando”.

Bom, essas são as dicas que eu tinha para passar para você. Coloque em prática e veja seus resultados em vendas alcançarem um novo patamar de sucesso.

Se você quiser que eu pessoalmente faça uma consultoria para atrair clientes para seu negócio por meio da internet, me envie um e-mail: mendelsonthome@mtscom.com.br

Um grande abraço e até o próximo artigo

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