Home Marketing Digital Como vender mais na internet?

Como vender mais na internet?

Compartilhe
Print Friendly, PDF & Email

Excelente pergunta. Muitas respostas possíveis, difícil encontrar uma que esclareça de fato.

O objetivo desse artigo é dar uma luz para o empreendedor que não tem conhecimentos técnicos em internet ou marketing digital, mas reconhece o potencial dessas duas ferramentas para geração de novos negócios.

Importante destacar que a internet é formada por pessoas. Para adentrar nesse mercado é essencial conhecer de comportamento humano, não apenas de programação. Não caia no erro de achar que o usuário que está do outro lado é um ser robotizado. A comunicação com essa pessoa precisa ser inteligente, rápida e sem complexidade desnecessária.

Ninguém gosta de ser incomodado com ofertas indesejáveis apresentadas grosseiramente. O maior erro das empresas que estão iniciando no mundo online é achar que quanto mais aparecer para o usuário mais rápido terá fama, sucesso e vendas. Lembre-se, a internet oferece ferramentas para o usuário simplesmente bloquear e não receber mais algo que o incomoda.

Mas então não devo usar a internet? Calma, não é bem assim. Existem formas e estratégias de utilização que tornarão sua empresa relevante, respeitada e, consequente, admirada, seguida e indicada. Claro que isso não acontece da noite para o dia, mas também não demora anos. Então, a estratégia adequada apresentada da forma correta trará retorno sem sombra de dúvida.

Nos dias atuais, com amplos recursos de informações, não compramos mais nada às escuras. Antes de adquirir qualquer produto ou serviço, pesquisamos na internet, buscamos informações e referências sobre o produto ou serviço, além de ler ou ouvir depoimentos de quem já comprou e compartilhou a experiência. Essas citações passaram a ser decisivas na hora da compra.

Exemplo: Não basta ter uma loja virtual de bijouterias e esperar grandes cifras em vendas só com a publicação do site. Ofereça mais à sua cliente. Ofereça consultoria em compras. Hoje em dia não existe mais vendedor, existem consultores que ajudam o cliente a comprar. Mas, vamos em frente com o exemplo que tem a ver com marketing digital.

Observe agora qual seria a situação ideal para melhorar o desempenho nas vendas: uma loja virtual de bijouterias que tenha uma seção de blog para oferecer às clientes dicas de como combinar a joia com a roupa, ou qual o tipo de peça usar em determinados tipos de festas (se for durante dia ou noite), se vestido longo ou curto, e qual bolsa ou sapato combinar com a peça. Enfim, são inúmeras as opções a serem ofertadas gratuitamente, mas que agregarão muito valor a sua marca.

Você percebe a diferença entre vender e oferecer uma experiência de compra? Essas ações fidelizarão a cliente, que se sentirá satisfeita com a experiência, indicará para a amiga, compartilhará na página pessoal e enviará a outras pelo WhatsApp. Quer boca a boca melhor que esse?

Usei esse exemplo voltado ao público feminino, em homenagem ao mês das mulheres. Mas vale ressaltar que ações como essa podem ser desenvolvidas para todos os segmentos de mercado.

Nenhuma empresa precisa incomodar os possíveis clientes, enviando e-mails indesejados, publicando banner que gritam para o consumidor comprar algo. Ações simples como essa do exemplo acima terão um resultado muito maior.

Finalizando, destaco também a importância de desenvolver essas ações com o profissional adequado, que entenda de marketing convencional e de  marketing digital. Muitas empresas erram na hora de escolher esse “profissional”, optando por aquele que “cobra mais barato”. Lembre-se: é a sua reputação, da sua empresa e ainda seu sonho que estarão em jogo.

Portanto, contrate um profissional sério e comprometido com o seu sucesso, que apresentará estratégias sob medida e dicas de como vender mais na internet.

Ele irá estudar seu produto ou serviço, descobrir seu público e desenvolver as ações e estratégias adequadas, e sob medida para o seu negócio.

Se você ainda não tem esse profissional, mas tem ideias empreendedoras que deseja tirar do papel para serem concretizadas, entre em contato comigo.

mendelsonthomesilva@mtscom.com.br e vamos conversar!

Um abraço e até a próxima!

 

Deixe um comentário!

Deixe uma resposta