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Conhecer seu público é fundamental para alavancar as vendas

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10 perguntas para conhecer seu público alvo e alavancar as vendas

Você sabe realmente quem é o seu público consumidor? Conhece o perfil dele? Já pesquisou algumas características como a profissão, a faixa etária, o gênero, onde mora, a classe social, quanto ganha, o estado civil, se é empregado, empresário ou empreendedor, o que gosta de fazer quando está de folga?

Pois bem, saiba que por ele ser a pessoa mais importante para seu negócio, é necessário estudá-lo, observar seu comportamento. É preciso aprofundar-se nesse conhecimento, pois quando conhecemos exatamente para quem os produtos são desenvolvidos conseguimos definir as melhores estratégias, dando maior eficácia à campanha de vendas.

Com o perfil em mãos você pode ainda segmentar os anúncios de tal forma que alcancem somente o seu cliente em potencial. E no marketing digital existem diversas ferramentas que permitem essa personalização, como e-mail marketing, Google Adwords e Facebook Ads.

Por que conhecer o cliente?

Mas antes de pensar em reconhecer o seu cliente, você tem que perguntar a sim mesmo: por que eu preciso conhecer o perfil do meu cliente? Simples: porque sem conhecê-lo bem não conseguirá vender mais e melhor, não conseguirá personalizar o atendimento, não conseguirá criar as melhores campanhas de vendas que atinjam positivamente seu cliente. Ou seja, seu negócio pode estar fadado ao descrédito, à falência. E não é esse cenário, com certeza, que você quer para seu empreendimento. O que você quer é vender mais e para um público cada vez mais leal a sua marca. Você quer potencializar suas vendas!

Portanto, o ideal é conhecer o seu público alvo e para tanto você pode mapear todas as características dele por meio de um instrumento de pesquisa super simples de utilizar: o questionário enviado por email. Com as informações fica muito mais fácil construir um banco de dados com o perfil completo do seu público consumidor.

Recompensas digitais

E como atraí-lo para deixar o email? Simples: ofereça algo que seja útil e relevante, a ponto da pessoa ter o interesse, o desejo de deixar o email para receber aquela informação. Nós chamamos essa ação de recompensa digital. A pessoa cadastra o email no site ou loja virtual para receber algo bem interessante para ela, que agregará valor para ela. Entre as recompensas digitais, por meio do cadastro do email, estão:

– Oferecer descontos nos produtos ou serviços.

– Oferecer conteúdo gratuito sobre os produtos ou serviços, que podem vir em forma de e-book e vídeos (por exemplo um tutorial de como aplicar um novo produto de beleza).

– Oferecer continuamente informações de promoções e novidades de produtos ou serviços.

Como você viu, não é complicado conseguir o email do seu cliente. Dê a ele recompensas que ele virá até você! Mas não basta apenas o email, é preciso traçar o seu perfil. Para isso é necessário elaborar um questionário com informações direcionadas que serão enviadas justamente pelo email que você capturou por meio da recompensa digital.

Como construir o questionário

Para construir o perfil de seu cliente o ideal é enviar um questionário com perguntas que você responderia também, caso recebesse um e-mail de outra empresa ou empreendedor.  A quantidade de perguntas você pode definir com seu consultor de marketing digital, mas lembre-se que o cliente não estará disponível 24 horas para você, por isso faça as perguntas de forma clara e objetiva, focando no que você quer saber. Se você tiver retorno de no mínimo 50 respostas, já é um saldo positivo para compreender quem é o seu cliente. Mas é lógico, quanto mais respostas, mas informações. Em linhas gerais, os assuntos das questões podem ir nessa direção:

1 – Quem é o cliente? – Diagnóstico das características físicas e psicológicas (por exemplo gênero, idade, virtudes, desejos)

2 – Qual profissão, renda média mensal, escolaridade?

3 – Qual assunto despertaria a atenção dele?

4 – Que tipo de atividade ele costuma fazer? – Análise na vida pessoal e profissional

5 – Quais são os desafios e obstáculos dele e como ele os encara?

6 – Que tipo de informação ele costuma procurar e em que canais?

7 – Em quem confia e quem influencia nas decisões?

8 – Quais produtos ou serviços ele costuma consumir ou adquirir?

9 – Por qual meio gostaria de ser contatado? Como gostaria de receber as promoções?

10 – Por qual meio você costuma comprar um produto ou adquirir um serviço?

As perguntas acima são sugestões. Portanto, você pode adicionar quantas mais achar importante, sem esquecer, é claro, que o tempo do seu potencial cliente poderá ser curto demais para responder a tantas perguntas. Então seja direto e claro.

E aqui fica outra dica tão importante quanto à objetividade das perguntas: tenha especial atenção à boa navegabilidade e à acessibilidade do seu site ou loja virtual. Para que o seu potencial cliente aceite a recompensa digital e até mesmo responda ao seu email, ele necessariamente precisa ter uma boa experiência de compra ou navegação. Não vai adiantar muito capturar o email de quem desaprovou seu site ou loja virtual. Ele jamais vai responder a um email seu ou sequer abri-lo. Por isso, fique atento a isso.

Identificando o perfil

Bem, quando você receber as respostas o passo seguinte é descrever o perfil do cliente para identificar melhor quem compra de você ou quem está disposto a ser seu consumidor.  Você pode iniciar as anotações pela idade, gênero, renda, estado civil e profissão. Em seguida você completa com informações mais gerais obtidas com as demais perguntas.

Com o conteúdo relacionado você pode, enfim, tipificar o cliente com um breve histórico dele. Veja um exemplo: ‘Adriana tem 33 anos, é solteira, atleta e gosta de viajar. Sua renda mensal é de 6 mil reais e ela tem preferência por compra pela internet pela comodidade. É apaixonada por natação, por isso suas maiores compras são de equipamentos esportivos e está sempre antenada em promoções. Sua maior fonte de leitura é proveniente de jornais online’.

Dessa forma é mais simples compreender o universo do seu público alvo. Sabendo quem ele é você ficará mais tranquilo e seguro em elaborar uma campanha de vendas com estratégias bem direcionadas, com muitas chances de um retorno positivo, lucrativo. Vendas positivas, lucros garantidos!

Quer uma consultoria exclusiva para alavancar suas vendas na internet? Entre em contato: mendelsonthomesilva@gmail.com

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2 Comentários

  1. Olá Mendelson Thomé, muito bom este conteúdo; Eu pretendo ler mais o seu site! Estou pesquisando e aprendendo sobre estes assuntos: marketing digital, WordPress, loja virtual, consultoria para empresas, enfim, a área de vendas.

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