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Dicas de atendimento ao cliente

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Ofereça o melhor atendimento ao cliente e se destaque no mercado

De acordo com os maiores especialistas em Marketing Digital, entre eles Barry Moltz, coach de pequenas empresas, a melhor forma para alcançar sucesso e conquistar mais e mais clientes é ter um atendimento diferenciado para cada cliente. O atendimento é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar em um mercado tão competitivo e com tantas opções.

Um cliente que recebe um ótimo atendimento e encontra a solução desejada, é um cliente satisfeito que poderá gerar resultados espontâneos para qualquer empresa, afinal ficamos contentes com a compra de qualquer serviço (Conrado Adolpho afirma que independente de vendermos produtos, antes de tudo vendemos  serviços). Então é essencial caprichar no atendimento e oferecer a melhor solução sempre. Se encontrarmos a melhor solução aliada a um bom atendimento, iremos divulgar e espalhar bons depoimentos sobre a experiência vivida.

O atendimento ao cliente deve falar por si só. Toda e qualquer empresa vende sempre a ideia de que seus produtos e serviços são os melhores e estão acima da concorrência, porém, a internet veio para dar autonomia aos clientes. Ela possibilita que eles vivam a experiência e divulguem suas próprias conclusões. No livro 8Ps do Marketing Digital, Conrado Adolpho afirma que as pessoas costumam acreditar mais em um amigo que fala bem de uma empresa do que a propaganda da própria empresa.

Daí a importância de se destacar com bom atendimento e excelentes soluções. Simplesmente falar o que tem e que oferece bom atendimento não é tão válido assim. É necessário entregá-lo e deixar que os depoimentos falem por si. Pode ser que os resultados demorem a aparecer, mas uma construção sólida não é feita em poucos dias, é preciso paciência, muito trabalho e perseverança. É uma estratégia de longo prazo, mas que trará resultados incríveis e duradouros.

Também é importante saber se os seus clientes estão falando de sua empresa (pontos positivos ou negativos.). Para isso, é necessário buscar essas conversas. Procure no Facebook e outros sites de fórum e compartilhamento de informações. Se a sua empresa tem uma fanpage que apresenta soluções e serviços é importante que essa fanpage sirva também para criar uma comunicação rápida com os clientes. O diálogo dever ser aberto e com pronto atendimento. Se há qualquer solicitação de clientes, o atendimento precisa ser rápido, tanto para vendas, como para responder dúvidas, críticas e sugestões. Não deixe jamais o cliente falando sozinho.

Opções positivas – É relevante ainda ter uma política de atendimento ao cliente. Se a empresa não deixa claro o que faz por seus clientes, os próprios clientes definirão essas metas. Por isso, é importante deixar claro quais promessas, soluções, produtos e expectativas reais a empresa pode oferecer e qual o prazo para esse atendimento. Se estiver apresentado o que a empresa faz e qual o tempo de atendimento, os clientes ficarão mais satisfeitos, pois saberão qual prazo devem aguardar para receber respostas ou soluções. Mas, lembrando sempre, prazos pedidos têm de ser cumpridos.

Apresente seus canais de comunicação aos clientes. Ao escolher quais canais serão usados para atender solicitações e apresentar isso de forma clara, você está ajudando o cliente que vai direto ao ponto e  facilitando, assim, as respostas e o pronto atendimento. Escolha canais que são usados com frequência e que correspondam às preferências dos clientes. E lembre-se: divulgue de forma a ser encontrado com facilidade.

Outro fator que não pode ser esquecido é atender com cortesia. As pessoas em geral gostam de ser atendidas com simpatia e terem suas dúvidas e anseios atendidos de imediato e sem aquela conversa que visa exclusivamente vender e vender. Palavras como: “é uma satisfação tê-lo como nosso cliente” “sentimos muito por esse problema e vamos resolvê-lo”, são bem pertinentes. Mas de fato precisa resolver ou apresentar uma solução possível e plausível. Essas palavras são essenciais serem usadas quando houver a necessidade. Mensagens e manifestações dos clientes não devem jamais serem ignoradas.

Coerência e clareza no atendimento facilitam e ajudam na relação empresa/cliente. É fundamental ter um tempo para ouvir os clientes e oferecer soluções para dúvidas e sugestões. Se a sua empresa tem vendedores e representantes, permita que eles tomem decisões sem precisar recorrer a um gerente, com isso ganha-se tempo no atendimento, dando uma solução rápida para os consumidores e possibilitando atender mais pessoas com rapidez. Lembre-se: o pronto atendimento para resolver problemas também é essencial para qualquer empresa.

Portatanto, para se diferenciar em um mercado tão amplo e competitivo é ideal oferecer, além de boas soluções em produtos e serviços, um atendimento diferenciado que vai desde o primeiro contato do cliente com a empresa até o pós-venda. Um cliente bem atendido e satisfeito irá disseminar sua boa experiência com  o mundo e isso é fundamental para fixar qualquer empresa como autoridade em seu ramo de atuação. Bom atendimento e respeito aos clientes. Isto deve ser sua meta!

 

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