Home WordPress Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org

Compartilhe
diferenca entre wordpress.com e wordpress.org
Print Friendly, PDF & Email

Qual é a relação entre WordPress.com & WordPress.org? Descubra!

É comum que surjam dúvidas sobre qual exatamente é a diferença entre WordPress.com e WordPress.org. As pessoas querem saber se devem usar um site hospedado na WordPress ou obter um blog WordPress.com livre. Neste artigo, vou apresentar todas as vantagens e desvantagens entre as diferentes opções que o WordPress oferece.

O que é WordPress.com?

WordPress.com é um software livre para blogs e sites e onde a maioria das pessoas começa sua introdução ao serviço. Como parte do lançamento original em 2003, escrito por Matt Mullenweg e Mike Little, o WordPress.com hospeda um sistema baseado em modelos para indivíduos e empresas publicarem blogs e sites gratuitamente.

Blogs e sites que usam a plataforma WordPress.com estão armazenando seus arquivos, documentos e conteúdo da web nos servidores do WordPress.com.

Isso significa que o WordPress.com é responsável pela manutenção, reparação de erros, instalação de atualizações e segurança geral do site.

O WordPress.com mantém controle total sobre o design e funcionalidades do site limitando a uma pequena variedade de opções padrão WordPress.

O que é a hospedagem WordPress.org?

Mesmo que eles compartilhem o mesmo nome, existem algumas diferenças enormes entre WordPress.com e WordPress.org. O mais importante é que a WordPress.org é a fonte para um software de hospedagem mais poderoso, bem como dezenas de milhares de plug-ins personalizáveis, mas não fornece qualquer hospedagem real de sites que usam o software. Alguns provedores de hospedagem oferecem serviços específicos para WordPress.

WordPress.org é uma empresa que oferece aos usuários o uso gratuito do software WordPress, mas oferece atualizações, opções e adições de terceiros personalizáveis, chamadas de plug-ins.

WordPress.org é também o lar de uma participativa e vibrante comunidade de programadores e usuários de software WordPress, muitos dos quais oferecem plug-ins com pouco ou nenhum custo para outros usuários do WordPress.

Qual é a relação entre WordPress.com e WordPress.org?

Na verdade, apesar da semelhança no nome, eles não são realmente diretamente relacionados. Nenhuma das organizações possui a marca registrada que pertence à Fundação WordPress, que é uma terceira entidade.

O WordPress.com é um produto proprietário de uma corporação com fins lucrativos chamada Automattic, fundada por Matt Mullenweg, que é um dos co-fundadores da Fundação sem fins lucrativos WordPress, que opera WordPress.org e controla os direitos para o software WordPress.

Inicialmente projetado para blogs simples, a WordPress.org se expandiu para se tornar uma poderosa plataforma de publicação. As pessoas e as empresas que criam conteúdos dependem do WordPress.org para entrarem online rapidamente, de forma fácil e por pouco ou nenhum custo.

Os usuários que estão confortáveis com uma URL que termina em WordPress.org podem hospedar seu conteúdo sem nenhum custo enquanto os usuários que preferem um URL personalizado (como um endereço .com) pagam apenas uma pequena taxa para ter seu site de hospedagem gratuito redirecionado para um novo nome.

O que é a Fundação WordPress?

A Fundação WordPress é uma organização sem fins lucrativos que possui a marca para o software WordPress. A WordPress Foundation então licencia o software para WordPress.com e WordPress.org e o objetivo da Fundação é garantir que o software WordPress esteja livremente disponível, desenvolvido regularmente e continuamente mantido.

Qual é a melhor para você?

Ambas as opções oferecem uma ampla variedade de funções, design e experiência do cliente, mas recomendamos começar com WordPress.org, também que também é conhecida como a auto-hospedagem WordPress.

Com um pouco de esforço, você pode desfrutar de muitas personalizações disponíveis, incluindo temas, plug-ins e estilos, e fazer do seu site uma máquina de fazer dinheiro!

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender as relações sutis e confusas entre diferentes usos do nome WordPress.

Se você quer iniciar um blog, mas ainda tem dúvidas sobre como criar, gerenciar e postar conteúdos, conheça o treinamento onde aprenderá o passo a passo. Você terá um blog ou site profissional feito por você mesmo, sem precisar aprender nada de programação.

Construa sua presença online

Se você já tem um blog em WordPress, mas tem dificuldade em gerenciar os conteúdos, assista minha vídeo-aula onde apresento o passo a passo para gerenciar conteúdos no WordPress.

Deixe um comentário!

Deixe uma resposta