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Facebook FORA DO AR… e agora?

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Por que você não deve apostar toda sua estratégia de vendas em uma única ferramenta

Na última sexta-feira 13 (janeiro/2017) a rede social Facebook sofreu algumas falhas, de acordo com dados de alguns sites:

  • Falha geral (41%)
  • Acesso à conta (37%)
  • Feed (20%)

A falha durou apenas alguns minutos e logo foi restabelecida. Mas vamos ao ponto fundamental. Imagine que você ou sua empresa tinha toda a sua estratégia de vendas rodando nessa ferramenta social.

Tudo bem, durou apenas alguns minutos, mas e se demorasse muito mais? Horas, dias, semanas. Nunca se sabe. O fato é que pode acontecer.

Sendo assim, você jamais pode deixar toda a sua estratégia de venda apoiada em um único canal. Além de utilizar mais de um canal você precisa ter sua base própria de presença online.

Por isso eu quero explicar para você sobre alguns pontos que você ou sua empresa precisam ter em sua estratégia de vendas. É o que chamamos no Marketing Digital: presença online adequada para atrair mais clientes e gerar vendas. Confira:

1 – Tenha um site

Peça ao seu programador-webdesigner para criar seu site a fim de gerar negócios. Afinal é para isso que o site deve servir.

Seu site não pode ser apenas um “folder” virtual. Ou seja, se for pra ter um site só pra servir como cartão de visita online, então nem precisa ter. O negócio é gerar vendas.

Domínio do site

Compre um domínio no Registro BR (valor R$ 40,00 anual).

Hospedagem do site

Plataforma de desenvolvimento

Eu utilizo o WordPress para meus projetos e recomendo que você faça o mesmo. Por que? Porque o WordPress é uma plataforma cujo layout que se adapta a Desktop, tablets e smartphones.

Fique atento a isso. Seu site precisa oferecer uma ótima experiência de navegação em qualquer dispositivo, isso lhe ajudará a vender mais.

2 – SEO (Search Engine Optimization)

Em português é conhecido como “otimização de sites para os mecanismos de buscas”. É extremamente importante utilizar o SEO na hora desenvolver sites, blogs e artigos para o seu blog.

É o SEO que que irá te ajudar a ficar bem posicionado nos resultados de pesquisas no Google. E por que isso é bom? Porque assim você será encontrado com mais facilidade pelo seu público-alvo.

Para encontrar palavras-chaves relacionadas ao seu segmento de atuação, utilize o ubersuggest ferramenta que lhe ajuda a encontrar os termos relacionados ao seu segmento no Google.

O Google Suggest também é um fonte essencial para saber quais pesquisas relacionadas ao seu segmento acontecem e, assim, preparar conteúdos que apresentem soluções para quem pesquisa.

Google Suggest

3 – Importância do Blog

Serve para atrair seu público-alvo e gerar mais vendas. É no blog que você irá publicar os conteúdos de respostas para as pesquisas relacionadas ao seu segmento.

Por exemplo: se você tem uma clínica veterinária e precisa atrair mais clientes… vá ao google e comece a digitar a seguinte palavra: “meu cachorro não…” e o próprio Google vai apresentar algumas opções que as pessoas utilizam nas buscas.

Você pega essa dúvida e produz um conteúdo com a seguinte estrutura:

O título para esse artigo… seria “ Meu cachorro não para de se coçar. Aprenda como resolver”.

Nesse artigo você falará sobre as razões que faz com o pet se coce e apresentar a solução para isso. Ao final do artigo você precisa fazer uma chamada de ação. Por exemplo:

Agora você já sabe como resolver esse problema, mas se quiser a ajuda de um especialista entre em contato pelos nossos canais de comunicação.

Com as informações que o potencial cliente enviar pelos canais de comunicação que você disponibilizou no artigo, você poderá entrar em contato com ele e apresentar mais detalhes das suas soluções e benefícios.

Por isso, se você ainda não tem um blog, faça isso para ontem!

É o blog que irá te ajudar a segmentar seu público e fazer você criar mais autoridade e posicionamento para seus potenciais clientes.

E com sua autoridade e posicionamento adequado você poderá gerar vendas todos os dias na internet.

4 – E-mails marketing

Essa é uma ferramenta essencial para criar relacionamento e gerar vendas com seu público. Mas nada de comprar listas de e-mails. Faça da forma correta apresentando uma solução importante para seu público. Para ter acesso a essa solução, seu público precisará deixar o e-mail. Essa é a forma ideal de criar lista de e-mails.

5- Facebook

Pelo Facebook é possível alcançar seu público com campanhas pagas. Perceba que o Facebook é importante, mas jamais poderá ser sua única ferramenta estratégica.

6- Canal do Youtube

Nessa rede social você postará vídeos para apresentar as soluções e benefícios dos seus produtos ou serviços. Além de transmitir relevância, é essencial para sua presença online.

Entenda que você precisa ser encontrado por seu público no Google, através dos conteúdos do seu blog, no Facebook, através das campanhas pagas e no Youtube com vídeos sobre suas soluções.

7- Automatização nas redes sociais

Programe suas postagens para serem publicadas sempre no mesmo horário. Dessa forma você educa seu público a sempre buscar seu conteúdo em determinado horário.

8 – Estratégias de vendas e Campanhas de Vendas

O seu imã digital (e-book) deve ser super relevante para seu público. Deve entregar uma solução imediata para o problema dele.

O imã digital é a peça inicial para a criação de campanhas de vendas responsáveis por colocar seu público em jornada de compra.

9 – Loja virtual

Se você tem uma loja virtual existem várias estratégias que servem para atrair e fidelizar clientes. Uma delas é o club de compras VIP, onde você irá disponibilizar ofertas específicas para seus melhores clientes.

Veja quantas possibilidades existem para lhe ajudar a atrair público em potencial para seu negócio e gerar vendas.

Portanto, não fique em um único lugar. Utilize todos os canais disponíveis na internet e tenha também seus próprios canais de comunicação com seu público. Eles irão lhe ajudar a vender mais.

Oportunidade

Para você que percebe o potencial da internet para gerar vendas para seu negócio e quer aumentar suas vendas e aumentar seu faturamento, eu lhe mostrei o caminho ideal para sua presença online ser feita de modo estratégico.

Se você quiser contar com a minha ajuda para desenhar todo o escopo estratégico para seu negócio, atrair público qualificado e gerar vendas, entre em contato pelo e-mail: mendelsonthome@mtscom.com.br.

Se você gostou desse artigo e também conhece alguém que precisa de uma estratégia de vendas online, compartilhe esse conteúdo.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Mendelson Thomé
Especialista em construção e otimização de campanhas de vendas online

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