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Google Meu Negócio e Busca Local

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Você sabe o que é e como funciona o “Google Meu Negócio e Busca Local”? Vou explicar nesse post.

Antigamente, as fontes de estudo e pesquisa eram livros grossos vendidos na porta de casa ou disponíveis em bibliotecas. Será que alguém se lembra da enciclopédia Barsa ou das páginas amarelas (catálogos de telefones)?

A primeira era usada para pesquisar sobre várias informações, como Ciências, História, Geografia, Educação etc. (fui pesquisar para escrever esse artigo e descobri que existe até hoje. Vou deixar o link no final do artigo).

A segunda, páginas amarelas, era o guia de produtos e serviços, no qual se buscava informações de lojas de materiais para construção, imobiliárias, restaurantes e uma infinidade de outras coisas.

Tempos Atuais

E agenda de telefones? Lembro que na casa dos meus pais havia uma agenda marrom, com o telefone da padaria, da farmácia e de outros inúmeros serviços. Acho que funcionava como a aba de favoritos dos navegadores de hoje.

Atualmente, temos acesso a toda essa informação em nosso celular com acesso a internet, por exemplo, o chamado Smartphone. Com ele temos agenda, guia de serviços, sites favoritos, lista de contato e várias outras coisas úteis que antigamente eram necessárias milhares de árvores para produzir papel e muitos litros de tinta para imprimir tanta informação.

Nos dias atuais podemos ler vários livros diferentes, consultar dicionários, pesquisar sobre a pizzaria mais próxima e encontrar produtos e serviços através de um tablet ou smartphone.

Na busca por uma pizzaria ou comida chinesa é comum pegarmos o celular para acessar o Google e descobrir qual o empreendimento mais próximo que poderá satisfazer nosso desejo por uma boa pizza ou comida em caixinha.

Portanto, partir de agora vou explicar esses serviços oferecidos pelo Google busca local e Google meu negócio, e como eles podem ajudar sua empresa a faturar muito mais.

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Como funciona a busca local

Essa busca tem relação direta com a intenção de pesquisa do usuário por produtos ou serviços, com o objetivo de entender o que ele quer encontrar em nível local.

Ou seja, essa ferramenta vai fornecer ao usuário as informações de produtos e serviços disponíveis mais próximos dele, por isso chama-se busca local.

Um exemplo: um usuário está em Aquiraz (município do Ceará), quer comer e não conhece as opções na cidade. Ele irá pesquisar “restaurante em Aquiraz” e encontrará os seguintes resultados:

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Resultados próximos ao local de pesquisa

A pesquisa oferece ao usuário um resultado apontando o mapa, que se for clicado direciona ao mapa do Google, possibilitando escolher a rota ideal para chegar e também o telefone para que a pessoa ligue e peça mais informações se achar necessário.

Mostra ainda comentários de quem já passou por lá e deixou algum tipo de observação. Esses comentários, aliás, são de grande importância se o estabelecimento oferece uma boa experiência aos clientes, pois esses depoimentos servirão de atestado de bons serviços e atrairão mais consumidores.

Percebeu que no caso da Busca Local o foco dos resultados é mais voltado a oferecer algo de acordo com a intenção da pesquisa? Se o usuário pesquisa “restaurante em Aquiraz” é muito mais relevante oferecer os endereços e telefones dos estabelecimento existentes no local.

Isso possibilita que esse usuário escolha qual estabelecimento quer conhecer. Essa forma de pesquisa foi uma atualização de algoritmo inserido no Google em 2013.

Google Meu Negócio

Você entendeu acima como funciona o Busca Local. Agora vai saber que para estar no Busca Local é necessário primeiro fazer a configuração do seu empreendimento através do Google Meu Negócio.

Conecte-se diretamente com seu cliente

Para este tópico nada melhor do que citar as próprias palavras do Google: “o Google Meu Negócio permite que você se conecte diretamente com os seus clientes, que podem estar procurando você na Pesquisa do Google, no Google Maps ou no Google+.

Forneça aos clientes as informações certas na hora certa: rotas de direção para chegar até sua empresa no Google Maps, o horário de funcionamento na Pesquisa do Google ou um número de telefone no qual clicar e ligar para você em dispositivos móveis.”

Vantagens de ter informações da sua empresa no Google Meu Negócio

  • Manter as informações sempre atualizadas de sua empresa no Google
  • Maior divulgação da sua empresa no Google. As informações comerciais fornecidas aqui serão utilizadas nos resultados das pesquisas locais
  • Interação com seus clientes, onde você pode ler e responder aos comentários deles, mantendo assim uma proximidade maior entre o cliente e a empresa
  • É possível saber como os clientes pesquisaram e chegaram à sua empresa e de onde vieram
  • Inserir fotos em alta resolução e apresentar sua empresa com textos mais detalhados e vídeos
  • Hangouts On Air: é possível gravar vídeos da empresa, mostrando o local, os serviços executados, as dependências e postar, mostrando aos seus clientes mais detalhes sobre a empresa e gerando maior engajamento e empatia. Veja exemplo do próprio Google:

Como aparecer no Busca Local e Google Meu Negócio

Basta ter uma conta no Gmail para ter acesso a essas ferramentas. Se você ainda não tem conta no Gmail, clique aqui e crie uma conta. É gratuita. Depois é só acessar o portal Google Meu Negócio, clicar no botão Aparecer no Google e seguir o passo a passo de configuração.

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A configuração é simples, basta seguir o passo a passo indicado. Edite a vontade sem preocupação. Todas as informações só ficarão visíveis depois que houver a confirmação da empresa.

No Google Meu Negócio é possível colocar a categoria da empresa (loja de roupas, restaurante, pousada, hotel etc.), endereço do estabelecimento, telefone, horários de funcionamento, endereço do site (se tiver), fotos, vídeos e o que mais você achar relevante para promover a divulgação do seu negócio.

Confirmação do Google Meu Negócio

A confirmação no Google Meu Negócio é super importante, pois somente assim o Google disponibilizará as informações inseridas por você de forma definitiva aos seus clientes. Essa confirmação pode ser realizada via Correios, no qual o Google te envia um código que deve ser inserido no portal Google Meu Negócio.

Em alguns casos pode ser feito por telefone também, mas tenha o cuidado de preencher corretamente o endereço e número de telefone, assim é certeza que a confirmação chegará por um ou outro canal.

Depois de todos os passos efetuados, sua empresa começará a aparecer nas buscas locais. Atualize constantemente os conteúdos oferecendo novidades a quem pesquisa. Dessa forma sua marca irá se fortalecendo e seu público aumentará gradativamente.

Fique atento ao serviço de suporte do Google Meu Negócio. Ele oferece dicas valiosas de como gerenciar, editar e adicionar informações relevantes ao seu negócio.

Dica de ouro: procure ser relevante e objetivo ao nomear seu negócio. Coloque-se no lugar do seu possível cliente e imagine como ele pode fazer a pesquisa e te encontrar. Evite usar termos técnicos que possam dificultar o processo de ser encontrado. Lembre-se, quanto mais simples e objetivo, melhor.

* Você lembra dos livros da Barsa? Site Biblioteca Barsa

Bem. Estas foram as minhas dicas sobre o Google Meu Negócio. Ele é uma das ferramentas de marketing digital que funcionam muito para impulsionar o seu negócio.

Mas além dela, há ainda uma outra estratégia que vai render aos seu negócio excelentes resultados.

É o Sistema Previsível de Vendas

Esse Sistema é totalmente automatizado e funcionará como um vendedor de alta performance, trabalhando online, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o tempo que você determinar.

É um Sistema que visa atrair e captar realmente as pessoas que têm real interesse em seu negócio e querem efetivamente comprar de você.

Essa máquina automática de prospecção e venda se adapta a qualquer realidade de negócio. Ou seja, independente de qual seja o tamanho da sua empresa, se ela vende produtos ou serviços ou se é uma loja física ou online, o Sistema vai funcionar.

Quer saber como ele pode ser aplicado ao seu negócio? Se sim, basta clicar agora no banner abaixo e descobrir todos os detalhes.

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Estou esperando por você.

Um abraço e até o próximo artigo!

Mendelson Thomé
Consultor de Marketing Digital e especialista em construção e otimização de Sistemas Automatizados de Captação de Clientes na Internet

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