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Marketing Digital – o que ele pode fazer por sua empresa

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O Marketing Digital pode ser o principal vendedor dos seus produtos e serviços. Com o planejamento adequado e planejado para o seu segmento de atuação.

Para muitos empresários experientes, cujas empresas já foram consolidadas há algum tempo, a internet pode ser uma ferramenta relativamente recente para auxiliar os negócios. As descobertas tecnológicas sofreram grandes evoluções a partir da década de 1980, e com elas mercados inéditos, nichos comerciais e negócios começaram a surgir para suprir os novos anseios da população como um todo.

A internet passou a ser largamente utilizada como um tipo de facilitador. Informações imediatas de todos os tipos e comunicação facilitada (muito mais barata do que as ligações telefônicas de antigamente) passaram a traçar um novo comportamento para um novo profissional: rápido, prático, inovador e sempre conectado.

Embora as transações virtuais tenham sido vistas com desconfiança no início – e alguns indivíduos adeptos do tradicional ainda tenham essa opinião – não demorou para que tanto consumidores quanto empresários cedessem às facilidades proporcionadas pelo mundo virtual. E então as lojas, as bibliotecas, os sebos virtuais e os sites de entretenimento atuassem com total aceitação de clientes que passaram a ser também internautas.

Isso foi possível porque os empresários virtuais tinham em mente uma coisa simples: “credibilidade é o grande obstáculo do e-commerce, então vamos trabalhar para aumentar a credibilidade”. Eles também tinham em mente que o comércio virtual tem a mesma essência do comércio tradicional (ou físico), salvo as mudanças adaptadas para a web. Ou seja, carece do que carece uma empresa de sucesso comum: bom marketing, segurança, boa reputação, um bom pós venda, bons princípios na oferta de produtos e serviços, etc. Enfim, uma boa reputação e autoridade sobre o segmento de mercado em que atua.

Desses fatores, destacaremos neste artigo o marketing digital. Um dos maiores diferenciais da internet é o seu alcance. Se considerarmos o número de acessos que as redes sociais contabilizam diariamente ou a quantidade de vezes que as pessoas que conhecemos acessam sites de busca como o Google (na nossa presença, pelo menos) já perdemos as contas de quantos acessos testemunhamos.

As pessoas buscam algo na internet todos os dias, seja uma informação importante, uma curiosidade, um produto, uma localização, uma infinidade de coisas. E é durante essa busca que a sua empresa tem que aparecer. Ela tem que estar bem posicionada onde há pessoas procurando.

O marketing digital funciona de forma semelhante ao marketing tradicional, que circula na TV, em outdoors, em busdoors, em panfletos, em impressos ou em rádios. Se é sensato pensar que uma empresa deve se divulgar nesses meios, por que não seria sensato pensar que deve se divulgar na internet? Se a publicidade é um investimento necessário para fazer uma empresa aumentar as vendas ou ser conhecida, o mesmo vale para a publicidade online!

É um investimento tão importante quanto o investimento em qualquer mídia, e pode-se arriscar dizer que é ainda mais interessante, uma vez que a internet tem sido um veículo de comunicação e entretenimento mais utilizado do que a TV e o rádio. Basta olhar para as pessoas na rua, no ônibus, no metrô. Elas estão o dia todo conectadas, levam a internet em seus smartphones, notebooks e tablets, e toda a sua bagagem com elas para onde quer que vão; ao contrário da TV e do rádio, que geralmente utilizam quando estão em casa, na hora do almoço ou do café em algum restaurante, por exemplo.

Assim como publicitários especializados em diferentes tipos de serviços, há profissionais especializados em marketing digital, atualizados com as tendências do mercado online e as ferramentas necessárias para colocar a sua empresa ao fácil alcance do cliente. Consultores e analistas em SEO, produtores de conteúdo web, web designers, copywriters são profissões respeitadas – e ultimamente bastante valorizadas, diga-se de passagem – que surgiram com a demanda por publicidade no mercado virtual. São profissionais que vão tornar o site da sua loja online ou da sua empresa física uma boa opção aos olhos do cliente e levá-lo a clicar em seu link, seja por curiosidade ou porque encontrou o que procura.

O que torna o marketing digital um investimento interessante é o fato de aproveitar o alcance que as mídias virtuais possuem. Trata-se de estratégias para dar a sua empresa uma boa localização na web, ou seja, entre os primeiros resultados nos sites de busca, em anúncios pensados estrategicamente, durante um clique e outro nas redes sociais, no canto da tela em algum site ou blog visitado.

Os profissionais do marketing digital trabalham por meio de análises de mercado e de ferramentas que traçam o perfil do consumidor, permitindo que seu site seja adequado e atraente, construindo credibilidade e eliminando um antigo obstáculo do mercado virtual. Os investimentos em marketing virtual estão longe de serem gastos desnecessários ou caprichos. Os empresários que ainda acalentam essa ideia estão levando desvantagem com relação àqueles que abriram a mente e decidiram apostar em um novo tipo de estratégia, e olhar para onde os consumidores estão olhando.

Além disso, é possível avaliar e contabilizar os resultados deste investimento para análise futura, o que o torna mais seguro. Se você ainda acha que investimentos com marketing digital ainda são supérfluos, provavelmente o seu concorrente que pensa o contrário já possui um site estruturado, bem localizado na rede e acessado por milhares de possíveis clientes, tornando sua marca conhecida e vista; enquanto você permanece em um relativo anonimato no mundo virtual.

Este tipo de pensamento possui raízes ainda no descrédito com relação às transações online. No entanto, o momento para esse tipo de desconfiança passou quando o mercado virtual se mostrou lucrativo, as empresas virtuais cresceram e as pessoas deixaram seus empregos para investir em negócios virtuais.

Gasto ou investimento: tudo depende de como a estratégia é montada. Se você contrata um bom profissional de marketing digital para estruturar seu site e sua campanha online com certeza colherá excelentes resultados. Esse custo é na verdade o principal investimento para que seu negócio prospere e gere lucros. Não perca dinheiro, invista em marketing digital. Sua empresa merece um investimento à altura dos bons resultados que as estratégias adequadas irão trazer.

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