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Negócios na Internet

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Uma boa apresentação online é fundamental para fazer negócios na internet

O mercado virtual tem apresentado uma infinidade de opções para o consumidor, que se vê satisfeito com as diversas lojas e as ofertas, e acaba optando por comprar pela internet em vez de se dirigir a uma loja. Os descontos que encontra ou a variedade, quase sempre muito maior do que as lojas locais proporcionam, acabam vencendo a vontade de tocar e ver o produto pessoalmente.

Quando a propaganda online é bem planejada e executada passa credibilidade suficiente para que mesmo o usuário mais conservador decida optar pela compra online. Oferecer garantias e devoluções em caso de defeitos ou arrependimento da compra, faz com que o consumidor se sinta seguro e se torne cliente da loja além de incentivá-lo a comprar cada vez mais pela internet.

Os mecanismos antifraude e as empresas responsáveis pelas transações financeiras já se encarregaram de proporcionar compras seguras, e em muitos casos há resultados provenientes de reputação indicados pelos clientes como o e-bit que dá a boa reputação à loja de acordo com o feedback dos clientes. Ou seja, há várias empresas que vendem o mesmo produto com segurança e preço igual ou com pouca diferença. O que explicaria, então, o fato de que algumas empresas vendem muito mais do que as outras quando se analisa o mesmo produto no mesmo período de tempo?

A resposta para esta pergunta pode ser muito simples: visibilidade, reputação, imagem. É importante pensar que as empresas funcionam essencialmente da mesma forma: lojas fecham com um bom fornecedor a um bom preço, encontram um mercado para vender com uma margem de lucro interessante e assim atuam. Funcionam sob a mesma legislação e tem o mesmo espaço de mercado. O que vai diferenciá-las é como e quanto fazem uso deste espaço de mercado. O diferencial surge a partir do modo como a empresa se estrutura, a forma como é organizada, o tipo de atendimento que os funcionários prestam, o modo como se divulga e como faz o cliente entender seus princípios e suas propostas.

A importância da sua imagem (impressão transmitida ao cliente) 

É importante destacar, especialmente na web, a importância da imagem de uma empresa e o modo como seu site é estruturado. Uma empresa pode promover um excelente serviço a um preço competitivo, mas vai demorar para que os clientes descubram isso caso não tenha uma boa visibilidade e não se divulgue. Uma empresa de sucesso deve se transportar para muito além de seu local, seja virtual ou físico, na mente dos clientes.

As empresas na web que vendem mais são sempre lembradas pelos consumidores quando se pergunta sobre o seu produto. Certamente serão as primeiras a serem acessadas quando se precisa de alguma coisa, ou quando se quer fazer pesquisa de preços. Quando isso ocorre, significa que ela está fazendo a sua parte e já trilhou o caminho do cliente até o seu site durante todos os outros dias, por meio de anúncios, pesquisas, propagandas, bom conteúdo, enfim, estratégias do marketing digital.

Ao abrir o seu negócio pela internet é importante lembrar que o visual é uma das principais ferramentas e que você deve saber usá-la devidamente. O cliente será atraído para o que chama atenção mais do que o concorrente. Ainda que ele vá até o concorrente depois, sempre poderá retornar até aquele que mais o atrai– e é aí que estão as chances de aumentar as vendas. Uma vez que o cliente está no seu site, navegando pela página da sua empresa, está aberto a absorver o que você tem a oferecer, ponderar e ainda que não faça com você nenhum negócio, terá em mente que já conhece o seu site e que a sua empresa não é uma total desconhecida.

Todos os fatores serão cruciais para construir a confiança do cliente e fazer com que se identifique com o seu produto: o layout da sua página elaborado sensatamente, o conteúdo redigido corretamente, a ausência de erros técnicos e a praticidade com que pode ver o seu estoque e analisar os seus preços, certamente indicarão que o seu negócio é sério e digno do dinheiro dele.

Informações e curiosidades sobre o produto ou serviço farão com que você ganhe muitos pontos positivos no conceito dos clientes, porque além de mostrar que você conhece o que vende ou oferta, sugere que você pode ajudá-lo com qualquer problema que venha a ocorrer, que se importa que ele adquira o produto ou serviço certo para ele – independente se isso será mais lucrativo para você – e aumentará de forma considerável as chances de que ele volte a fazer negócio com você.

Quem trabalha com vendas ou estuda sobre o assunto sabe que o cliente raramente vai comprar o que não precisa sem o incentivo de um bom vendedor. Se o comércio dependesse só disso, não conseguiria nem se sustentar. O que torna um negócio lucrativo, especialmente no ramo de vendas, é mostrar os produtos que o cliente não foi comprar! Isso mesmo! As lojas que treinam bem seus vendedores ensinam uma importante técnica: venda adicional.

O cliente, de um modo geral – com exceção dos mais consumistas, que são a minoria – não atina para as coisas que gostaria de consumir, mas só para aquilo que está necessitando no momento, e vai até a loja buscar. O vendedor então atua, mostrando a vantagem dos produtos que possui, para que servem e como serviriam para o cliente, é claro, depois de identificar suas necessidades e o estilo de vida que leva de forma descontraída, como para suprir curiosidades.

O comércio na internet deve funcionar de forma semelhante! A empresa deve mostrar seu produto ou serviço, anunciá-lo e colocá-lo aos olhos do cliente para que ele saiba que pode tê-lo com facilidade. Na web é importante que a empresa mostre o seu melhor, que tem um bom estoque, com produtos atualizados e de qualidade, além daquele que o cliente foi procurar. Ele certamente se lembrará que viu o produto ou serviço que não foi procurar no site, mas pode querer aproveitar o frete, por exemplo, pedir os dois e pronto: a sua empresa fez uma venda adicional online!

Portanto, não há nada a perder quando se investe na construção da reputação da sua empresa na internet – muito pelo contrário. Os resultados certamente virão, e se acaso você ainda não sabe disso, há chances de que seu concorrente descubra primeiro que você.

mendelsonthomesilva@gmail.com

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