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Novo critério de ranqueamento do Google

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O Google fará uma mudança em seu algoritmo e isso mudará a forma que os sites serão classificados.

Hoje, feriado de Tiradentes, 21 de abril de 2015, é o dia escolhido do Google para fazer uma grande mudança em seu algoritmo de pesquisa para dispositivos móveis. (Veja a postagem no blog oficial). Essa transformação mudará a forma de classificação dos sites existentes na pesquisa do Google. Ou seja, quando os usuários pesquisarem sobre qualquer assunto, produto ou serviço a partir de um dispositivo móvel (como smartphones, tablets) o Google dará preferência nos resultados, além do bom conteúdo, para sites que ofereçam boa navegação nesses dispositivos, ou seja, os sites que se encaixem perfeitamente ao tamanho do dispositivo, oferecendo boa amplitude de texto para leitura e facilidade de toques nos links.

Grande parte do tráfego na internet parte de dispositivos móveis e o Google pretende que os usuários que realizam buscas através desses equipamentos tenham uma excelente experiência de navegação ao clicar em um resultado de pesquisa. Essas mudanças foram anunciadas em fevereiro, tempo considerado suficiente para que as empresas adequassem seus sites para a nova regra. Apesar de toda a informação e divulgação sobre o assunto, o número de sites que ainda não fornecem boa experiência de navegação em dispositivos móveis é enorme.

Essa mudança no algoritmo de pesquisa irá causar uma queda significativa, podendo até mesmo reduzir a zero o número de visitantes nos milhares de sites e pessoas que comercializam produtos ou serviços pela internet, mas não oferecem uma página virtual que se adapte aos dispositivos móveis. Se a pesquisa parte de um dispositivo móvel e o site que poderia ser indicado tem bom conteúdo, mas não oferece boa experiência de navegação, esse site irá para os últimos lugares na pesquisa. Isso pode ser a morte no ambiente virtual, onde estar bem posicionado é essencial para ganhar a confiança do usuário que considera que quem aparece nos primeiros lugares com certeza tem maior relevância, pois dificilmente o usuário irá navegar até as últimas páginas de resultados para efetuar a compra de serviços ou produtos.

Se o site da sua empresa não for adaptado a essa mudança corre grande risco de ser rebaixado nos resultados de pesquisas e pode até desaparecer, devido ao grande número de sites de produtos e serviços que surgem a todo momento, e que a partir de agora terão uma preocupação maior em oferecer um ambiente adaptado de navegação. O Google sempre trabalhou visando oferecer o melhor conteúdo para os usuários que pesquisam em seu site. Porém ele deseja que o usuário encontre bom conteúdo e facilidade para visualizar as informações. Não basta que o material seja relevante se é impossível lê-lo no dispositivo que se tem à mão.

Essas mudanças atingirão não somente as pequenas empresas, pois a regra vale para todos os sites. Entretanto, é claro que uma empresa de pequeno porte sentirá mais o impacto que uma grande empresa, pois essa última tem sua marca forte no mercado e pode ser encontrada pelo nome. Coca-Cola e Ford com certeza não precisam se preocupar com essa regra, ela irão aparecer de qualquer jeito. Mas se a sua empresa não tem essa força de marca ainda, o ideal é se adaptar à nova regra e oferecer conteúdo relevante otimizado para os dispositivos móveis. Dessa forma ganhará bom posicionamento, receberá mais usuários em seu site e com certeza venderá muito mais.

Clique aqui e descubra se o seu site está adaptado. Se ainda não estiver adaptado, é ideal aderir a essa nova regra o mais rápido possível, para não perder visitantes e vendas no seu site.

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