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O poder do Marketing de Conteúdo para Aumentar suas Vendas

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Entenda como o marketing de conteúdo pode te ajudar a vender mais

Pense como um cliente. Se você quer um produto ou serviço, qual a sua primeira atitude? Se você respondeu: – ‘Buscar informações sobre o que eu pretendo comprar na internet, nos mecanismos de busca, ou diretamente no site ou loja virtual’ -, saiba que esta é uma resposta quase que universal.

Estamos o tempo todo conectados absorvendo algum tipo de conhecimento, seja ele qual for. Quando decidimos comprar algo nossa decisão é de conhecer o que queremos, entender como funciona, suas vantagens e desvantagens. Queremos mais sempre mais.

Transmitir confiança para seu público-alvo

Por isso, quanto mais conteúdo você oferece ao consumidor, menos dúvidas surgem e maior é a chance  de proximidade entre você e seu cliente ou potencial cliente.

Essa interação pode gerar bons frutos como confiança, credibilidade e vendas, muitas vendas. Se você quer seduzir o cliente, gere conteúdo e ofereça para ele uma recompensa digital gratuita no início, e depois e-books pagos.

Conteúdo relevante e atrativo

Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo. É uma ação de marketing que consiste em elaborar e compartilhar conteúdos que atraiam as pessoas. E essa tentativa de envolvimento pode ocorrer de diversas maneiras.

Além dos e-books, podem ter a forma também de artigos, postagens em blogs, vídeos, imagens, etc. Se bem utilizados serão uma poderosa ferramenta para atrair e conquistar cada vez mais fãs, clientes e, assim, envolvê-los no processo de compra on line.

Acredite: investir seriamente em marketing de conteúdo pode ser uma das estratégias de grande impulso para seu negócio. Por isso, para você compreender o poder dessa ferramenta, esse artigo destaca dois pontos super importantes para o sucesso do seu empreendimento: como trabalhar com o marketing de conteúdo e as suas vantagens para o seu empreendimento.

Como trabalhar com o marketing de conteúdo

Para que o marketing de conteúdo seja bem aplicado, exerça efetivamente o seu poder, você precisa:

Descobrir quem é o seu público. Para quem você efetivamente quer escrever, quer falar. Não adianta pulverizar seu conteúdo para várias pessoas, inclusive para aqueles que você mesmo não pretende ter como cliente porque seu produto ou serviço não é para ele.

Produzir conteúdos sobre temas que seu público quer ler ou ouvir. Esse conteúdo deve ser relevante e coerente com que você vende, e sempre atual. Lembre-se que quanto mais informação, mais o cliente se envolve com seu negócio.

Ser metódico com a periodicidade da publicação. Nada mais desagradável que acessar, por exemplo, um blog e perceber que as postagens mais recentes são de meses atrás.

–  Promover seu conteúdo. Você pode fazer isso de várias maneiras, entre elas: convidar um expert para opinar dentro do seu artigo, sobre o tema que você está dissertando.

Depois usar essa participação do especialista para divulgação nas redes sociais; ou conectar-se a uma pessoa que você julgue importante no Linkedin ou ver no perfil dela quais os grupos aos quais pertence e juntar-se aos que mais interessa você.

Como membro de um grupo, você poderá enviar uma solicitação de conexão. Você pode também publicar seu conteúdo em grupos de discussão nessa rede.

Elaborar conteúdo para cada fase da compra do consumidor. A ideia é ajudá-lo a percorrer todo o caminho da compra, de tal forma que seja tão prazeroso a ponto de sua decisão final ser efetuar definitivamente a compra. Então fique atento. Você precisa elaborar:

a) Conteúdo para a pessoa que está descobrindo seu site ou loja virtual, e observando o que você tem a oferecer. Nessa fase você pode ofertar ao possível cliente um conteúdo mais leve, divertido, mais básico, como posts em blogs e demais redes sociais, e-books ou vídeos que esclareçam de forma simples algum conceito, técnica, etc.

Se o conteúdo for muito bom ele vai se sentir instigado a continuar a leitura ou a buscar mais conhecimento com você. Sua autoridade em seu nicho de atuação é fator de relevância para conquistar admiração e consequentemente gerar vendas.

b) Conteúdo para quem já foi atraído pelos primeiros conteúdos ofertados por você durante a fase de descoberta. Nesse estágio o cliente precisa ser fisgado, pois ele entende que precisa de uma solução para o seu problema – no caso precisa saber se o produto ou serviço vai ser útil para ele.

Nessa fase você pode fornecer conteúdos mais aprofundados, mais específicos que tentem trazer a solução à tona. Os e-books e posts continuam, mas podem juntar-se a outras estratégias, como as aulas ao vivo, onde você entrega uma informação relevante e apresenta uma venda.

c) Conteúdo para aquele momento que o cliente percebe que há uma solução para o ‘problema’. Nessa fase você pode disponibilizar soluções em forma de conteúdo que façam com que o potencial cliente pense que encontrou a resposta. Por exemplo: você pode fazer perguntas no conteúdo como: Preciso de uma máquina nova para belas fotografias?

Preciso de um personal trainner para sair do sendentarismo? Preciso de um creme dental que fortaleça ainda mais meus dentes? Valeria a pena uma consultoria para tirar minha empresa do marasmo monetário?

Nesse estágio você pode optar em ofertar também estudos de caso e depoimentos de clientes. Bons cases contribuem e muito na hora da decisão, pois transmitem credibilidade e segurança para adquirir um produto ou serviço.

d) Conteúdo para a decisão final do consumidor. Esse é o momento que ele quer ter confiança de que está comprando ou contratando o que realmente é necessário para ele, de preferência com você.

E para que ele acredite que você é melhor e é diferente do seu concorrente aposte em conteúdos com estudos comparativos entre a sua solução e as ofertas dos demais. Você pode também disponibilizar outras ferramentas como vídeos de demonstração do seu produto ou serviço, um novo webinar ao vivo, ou mesmo uma amostra grátis.

Vantagens do marketing de conteúdo

Agora que você sabe como trabalhar com o marketing de conteúdo, confira quais as principais vantagens dele para seu produto ou serviço:

Visibilidade e reputação

Quem procura por algum produto ou serviço recorre aos mecanismos de busca para encontrá-lo. Portanto, um excelente conteúdo contribui para uma maior visibilidade de sua marca, pois ela irá aparecer nos resultados de busca, gerando uma boa reputação online.

Logo, quanto melhor o conteúdo, maior a chance de ele aparecer nas primeiras páginas de busca dando a você uma maior autoridade no assunto.

Valor acessível

Se você optar pelo marketing de conteúdo saiba que seu orçamento geralmente é 50% mais barato do que de publicidade online ou off-line. E ainda vem a melhor notícia: clientes atraídos pelo conteúdo estão oito vezes mais predispostos a fechar negócio.

Prioridade na compra

Se o conteúdo é de qualidade e divulgado nos canais corretos, você se tornará referência para o consumidor, que o vê como alguém com autoridade no segmento em que atua. Logo, você está um passo a frente dos seus concorrentes ao ganhar prioridade de compra.

Vendas concluídas

Compartilhe conteúdos direcionados ao seu público alvo que ele fechará o negócio, antes mesmo de entrar em contato com a empresa ou com você.

Redução de custos

A cada real gasto com conteúdo que você compartilha, a sua empresa gera três vezes mais chances de negócio do que com as demais publicidades. E os contatos recompensados a partir do conteúdo custam 41% menos que anúncios em sites de busca.

Quer uma consultoria exclusiva para alavancar suas vendas na internet? Entre em contato: mendelsonthome@mtscom.com.br

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