Home Estratégias de Vendas O Que é Funil de Vendas?

O Que é Funil de Vendas?

Compartilhe
Funil-de-vendas
Print Friendly, PDF & Email

Entenda o que é funil de vendas e como precisa ser implementado no seu negócio para gerar vendas online

O termo “Funil de Vendas” é bastante utilizado dentro do Marketing Digital.

Se você é empresário ou profissional liberal, não tem tanto conhecimento com os termos técnicos, mas necessita de um método que lhe ajude a aumentar sua receita, atraindo mais clientes e gerando mais vendas para seus produtos ou serviços, este artigo é para você.

Eu vou te apresentar agora de forma simples como você pode implementar em sua empresa uma estratégia de Funil e Campanhas de Vendas Online.

Ao final desse artigo, clique e baixe meu e-book GRATUITO no qual detalho os tipos de Campanhas de Vendas Online que podem lhe ajudar a vender todos os dias na internet.

Mas vamos agora às explicações…

Um funil de vendas tem como itens essenciais:

  1. Imã Digital
  2. Produto de baixo valor
  3. Upsell ou Produto principal
  4. Recorrência

Funil-e-campanhas-de-vendas-online

Imã Digital

É uma solução imediata que você vai apresentar para o seu público em forma, por exemplo, de livro digital (E-book).

Para que seu imã digital seja efetivo você precisa…

Atrair público qualificado e que precisa da solução que você tem a oferecer

Tudo começa pelo por esse item essencial. Para ter um imã digital que realmente seja relevante e lhe traga sempre novos clientes é preciso que você descubra como ser relevante para um público específico.

Como fazer isso?

Conhecendo seu público e sabendo suas necessidades. É possível saber por meio de uma ferramenta que você provavelmente utiliza bastante. O Google! Sim, essa é a ferramenta ideal para descobrir o que um grupo de pessoas busca e assim ofertar a solução ideal.

Se você não sabe como utilizar o Google para encontrar seu público-alvo, eu tenho um artigo em que eu mostro como realizar essa busca, encontrar as necessidades do seu público e assim dar as respostas que ele precisa em forma de conteúdo.

A partir do momento que seu público teve o primeiro contato com seu conteúdo, você pode ofertar para ele o seu Imã Digital (e-book).

Para ter acesso a esse conteúdo, seu público irá precisar deixar um e-mail com o qual você entregará sua promessa (e-book) e iniciará um relacionamento com ele. Vale destacar que esse conteúdo exclusivo precisa ter MUITO valor.

Jamais pense: “já que tenho de fazer algo grátis, farei qualquer coisa”. Não! Aliás, o seu imã digital precisa trazer mais valor do que fosse pago.

Seu público precisa pensar o seguinte: “Não acredito que isso foi gratuito! Estou com vergonha de não ter pago por isso“. Afinal é esse conteúdo que fará com que seu público continue em jornada de compra com você ou saia da sua lista na mesma velocidade que entrou.

Produto de baixo valor

O seu imã digital é obrigatoriamente entregue em uma página de captura (termo utilizado no Marketing Digital). Tem esse nome porque é onde você faz a promessa e pede o e-mail em troca.

Ao inserir o e-mail para receber seu conteúdo, seu público obrigatoriamente passará por sua página de obrigado. Nessa página você irá agradecer a inserção do e-mail e dar orientação sobre como receber a promessa.

Também é nessa página que você fará a oferta de um produto de baixo valor. Uma oferta em que o preço não pode ser um empecilho para a compra.

Upsell ou Produto Principal

Acontecendo a compra desse item de baixo valor, automaticamente seu público será redirecionado a outra oferta que pode ser um segundo produto que você tenha para a jornada de compra do seu cliente ou o seu produto principal.

É o tipo de oferta de apenas um clique. Se o cliente clicar no segundo produto deve ser automaticamente redirecionado para uma página de venda para a inserção dos dados de pagamento.

E se ele não comprar?

É por isso que você têm o e-mail dele, lembra?

Para iniciar o relacionamento e engajamento por e-mail marketing, baseado no comportamento que ele teve.

Recorrência

Há quem diga que captar um cliente seja algo extremamente caro, porém com o método do Funil e Campanhas de Vendas Online, o seu custo por aquisição tende a diminuir, já que antes de tentar vender algo você primeiro transmite confiança e relevância ao seu público.

Mas não é por isso que você fará apenas um venda ao seu público, afinal ele pode comprar novamente e ainda trazer novos clientes, já que viveu uma experiência incrível de compra com você ou sua empresa.

Só tenho um produto e agora?

Desenvolva e crie novas possibilidades:

  • Atualizações por preços diferenciados
  • Novas categorias de produtos
  • Aulas técnicas
  • Consultoria de utilização individual ou em grupos…

O importante é criar uma estratégia que realmente traga soluções para um público específico. Seja relevante e veja suas vendas e seu faturamento aumentarem significativamente.

Conceito de Funil

O conceito, assim como seu pseudônimo, começa com uma parte maior e termina com uma bem menor. A sua estratégia precisa efetivamente atrair pessoas que realmente necessitem da sua solução. Não tente vender agasalho no verão.

As camadas de um funil são as seguintes:

  • Público-alvo;
  • Visitantes;
  • Potenciais compradores;
  • Clientes.

Para que sua estratégia de vendas seja efetiva e não atraia curiosos ou quem não precisa da sua solução, lá no topo do funil você precisa deixar muito clara sua solução. Para quem é, qual problema resolver e qual a sua solução ideal.

Fazendo isso sua estratégia de vendas irá funcionar de forma estratégica, atraindo público qualificado e colocando esse público em jornada de compra dos seus produtos ou serviços.

A propósito, se você quiser a minha ajuda especializada para lhe ajudar a definir qual o melhor imã digital para seu público, desenhar e produzir toda a jornada de compra do seu potencial cliente, desde o topo do funil até a conversão (compra), você precisa apenas clicar no banner abaixo para conhecer gratuitamente o…

Sistema Previsível de Vendas

É uma estratégia de vendas que vai divulgar o seu negócio de forma mais assertiva, direcionada e rodando 24 horas por dia, sete dias por semana e pelo tempo que você desejar.

Tudo acontece pela internet e é pensando para atrair e captar o seu público-alvo para conhecer o seu negócio e, assim, comprar de você.

E, claro, o Sistema funciona para qualquer empresa, independente do seu porte, muito menos do seu segmento e do que vende, se produto ou serviço.

Então, agora a única coisa que você precisa fazer é clicar no banner abaixo para conhecer a sua máquina de vendas.

Banner-vender-mais

Um abraço e até o próximo artigo!

Mendelson Thomé
Consultor de Marketing Digital e especialista em construção e otimização de Sistemas Automatizados de Captação de Clientes na Internet

Deixe um comentário!

Deixe uma resposta