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O que é SEO?

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Explicação simplificada sobre o que é SEO, e como funciona.

Existem muitos artigos na internet sobre SEO (do inglês, Search Engine Optimization) Ou seja, Otimização de Sites para os Mecanismos de Buscas). Mas a maioria deles não explica para o usuário comum o que efetivamente é SEO e o que ele faz.

A maior parte dos artigos são destinados a técnicos e ao pessoal que trabalha na área de marketing digital e internet. Vou tentar explicar de forma simples, para o usuário comum, o que é essa ferramenta.

Para isso, vou exemplificar, abaixo.

Existem duas formas de fazer sua empresa aparecer no Google:

1 – Anunciar no Google, que funciona como qualquer outro método de anúncio, de jornal ou revista, por exemplo. Você paga um valor e sua empresa é divulgada.

A diferença é que ao anunciar no Google, além de alcançar um número muito maior de pessoas, você irá pagar a cada vez que seu anúncio é clicado por alguém.

É o chamado de CPC (custo por clique).  Não se assuste, o custo é baixo e predefinido. Você decide quanto quer investir. Podendo escolher um custo a partir de R$ 5,00 por dia, por exemplo. Podendo aumentar de acordo com suas condições.

Vale destacar que o fato do usuário clicar no seu anúncio não significa efetivamente que ele irá comprar. Vai depender da predisposição de compra do usuário e necessidade imediata.

Porém, um bom conteúdo aliado a estratégia adequada de venda pode ser fator primordial para que a conclusão da compra aconteça.

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2 – Resultado orgânico “Grátis”. É neste contexto que entra o (SEO). O Google indicará seu site pelo nível de relevância para determinadas palavras digitadas no campo de busca.

Exemplo: você tem uma gráfica rápida e contrata um profissional de SEO. Ele irá desenvolver estratégias específicas para a palavra “gráfica no bairro tal”.

Esse profissional irá desenvolver a estratégia passo-a-passo para que sua empresa apareça em posição de destaque no Google.

Começando por um site otimizado para dispositivos móveis, fácil carregamento, boa experiência de navegação, conteúdo de qualidade, material explicativo dos serviços prestados.

Tais como: textos, imagens que apresentem as funcionalidades de seus produtos e vídeos.  Aliás, vídeos é uma forma bastante apreciada pelo Google para alavancar sua empresa nos resultados.

Se você presta serviços gráficos, como no exemplo citado, uma boa estratégia para se tornar relevante para o Google é ter no seu site um blog.

Nesse espaço oferecer, por exemplo, artigos sobre tipos de papéis adequados para impressão de convites de festas, tipos de papéis mais adequados para impressão de cartão de visitas.

Esses conteúdos servem para lhe dar autoridade sobre os serviços prestados, tirar dúvidas dos clientes. Serve também para mostrar o quanto sua empresa pode oferecer de serviços, com valores agregados.

Quando os usuários pesquisarem no Google pela palavra-chave que se encaixe no seu ramo de atuação, o Google te dará maior prioridade.

Por quê? Porque seu site não apenas faz uma apresentação dos serviços prestados, como também oferece dicas sobre os serviços prestados por sua empresa. São dicas importantes que podem funcionar como start para fazer com que o cliente compre de você.

Essas são estratégias de otimização chamadas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization = Otimização de Sites para os Mecanismos de Buscas) que farão com que seu site se torne uma máquina de vendas.

Usei o exemplo da gráfica, mas o SEO serve para otimizar qualquer ramo de atuação de produtos, serviços, vendas etc.

Existem mais critérios de SEO que não vou mencionar aqui. Por quê? Porque teria de entrar em uma explicação muito técnica que não interessa ao usuário comum. Usuário este que apenas quer que seu site tenha um bom posicionamento no Google.

Por isso, contrate um bom estrategista de SEO. Ele lhe guiará no caminho certo para apresentar sua empresa em posição de destaque na vitrine do Google.

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Um abraço e até o próximo artigo!

Mendelson Thomé
Consultor de Marketing Digital e especialista em construção e otimização de Sistemas Automatizados de Captação de Clientes na Internet

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