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A importância da otimização de sites para empresas que querem ser encontradas e vender mais pela internet

A internet é atualmente uma das principais ferramentas de marketing para quem quer vender neste mundo virtual. Seja qual for o porte de sua empresa, se você quiser divulgar seus produtos ou serviços, sem um custo excessivamente alto, para alcançar um grande número de pessoas, é imprescindível fazer uso dessa ferramenta. Claro que isso não é novidade para ninguém, afinal diariamente milhares de novos sites são lançados na web. Mas cabe aqui uma pergunta: será que os sites dessas empresas estão gerando retorno e lucros?

Apenas ter um site não é suficiente para tornar uma empresa conhecida, aumentar as vendas e gerar lucros. É necessário ter um cuidado e uma atenção especial com sua presença online, afinal um site atuará como uma ferramenta de vendas disponível 24 horas e 7 dias por semana. Imagine o Google e as demais ferramentas de buscas trabalhando como vendedores da sua empresa. Para que isso aconteça, é preciso seguir algumas regras para ser encontrado por esses mecanismos, ser relevante para os usuários e engajá-lo com bom conteúdo para que comprem seus produtos ou serviços. Estas são ações de SEO para otimização de sites.

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization ou em bom português “otimização para os mecanismos de buscas”. Os principais mecanismos de pesquisas são: Google, Bing e Yahoo. SEO pode ser definido como utilização de métodos que melhoram o posicionamento de um site nos resultados de pesquisas realizadas nos principais buscadores. De acordo com pesquisas, mais de 90% dos usuários da internet pesquisam por produtos e serviços antes de realizarem uma compra. Imagine o quanto sua empresa pode lucrar se estiver com um site otimizado e bem posicionado para esses usuários.

Projetos de otimização SEO

De acordo com Natanael Oliveira (Expert em Marketing Digital), o ideal é que as estratégias de SEO se baseiem em alcançar tráfego de visitantes de qualidade, com real potencial de engajamento. Como fazer isso? Com o planejamento estratégico de Marketing Digital, conhecendo o produto do cliente, seu público-alvo e desenvolvendo o conteúdo adequado que irá resolver a “dor” do usuário que pesquisa por produtos, soluções e serviços na internet. Trabalhando dessa forma, a internet pode se tornar um canal de bons negócios e lucros.

Um bom trabalho de SEO, depois do plano inicial mencionado acima, tem a ver também com outra ação essencial, que é o planejamento das palavras-chave referentes ao negócio. Ou seja, quais palavras-chave podem se encaixar no ramo de atuação da sua empresa, trazendo assim um número maior de visitantes interessados no seu segmento de produtos ou serviços. Um bom planejamento das palavras-chave irá influenciar diretamente no aumento de suas vendas.

Descubra por quais palavras-chave sua empresa pode ser encontrada

Existem ferramentas, como a de planejamento de palavra-chave do Google, que são gratuitas e com elas é possível encontrar palavras relacionadas ao seu segmento de mercado, bem como saber qual o volume de pesquisa dessas palavras. Elas permitem ainda segmentar por período e região, tornando a escolha das palavras adequadas com bastante precisão.

Então, sua empresa está bem posicionada para as as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio? Você consegue identificar quais são essas palavras? Dentro da otimização de sites em SEO, desenvolvemos um trabalho de análise que busca informações pertinentes ao seu segmento, direcionando assim toda a comunicação de acordo com o público-alvo da sua empresa.

Veja alguns fatores importantes de otimização

O Google tem aproximadamente 200 fatores que influenciam o posicionamento de um site nos resultados de buscas. Os mais importantes são:

  • Title Page: Título da página
  • Description: Descrição da página
  • Definição da hierarquia do web site entre as tags: <h1> <h2> <h3> <h4><h5><h6>
  • Url´s amigáveis: Utilização de palavras chaves na url do site
  • Alt e title das imagens: Otimização das imagens do site acrescentando a tag “alt” e “title”
  • Criação de conteúdo relevante: Utilização de palavras chaves na criação de conteúdo
  • Link Interno: Linkagem entre as páginas do site
  • Link Building: Planejamento e construção de arquitetura de links internos/externos.
  • Entender como os usuários realizam uma busca e qual a intenção no momento da pesquisa pode auxiliar bastante no plano de SEO. É possível conhecer bem o seu segmento e o seu público através das pesquisas dentro do ambiente online.

Conheça os tipos de navegação de pesquisa na internet

Existem basicamente 3 formas de pesquisar na web:

Consulta de navegação – é quando o usuário procura o site de alguma empresa e ele não sabe o endereço online. Então utiliza os mecanismos de busca como uma espécie de lista online. Exemplo de consulta de navegação: “Coca-Cola”.

Consulta por informação – é quando o usuário pesquisa por alguma informação ou conteúdo específico. Pode ser uma busca por conhecimento, produto ou serviço. Nessa pesquisa não há diretamente uma intenção de clique. Vai depender dele encontrar o que deseja. Neste tipo de consulta é essencial que o título e a meta-descrição estejam bem explicativos para que o usuário possa saber o que irá encontrar ao clicar. Um bom título, aliado a uma meta-descrição clara e objetiva, aumenta as chances de clique do usuário. Exemplo de consulta de informação: “Empresas em Fortaleza que fazem consultoria em SEO” ou “Empresas que fazem consultoria em SEO”.

Consulta de transação – é quando a pesquisa já envolve uma clara intenção de compra. O usuário direciona sua pesquisa em busca de informações referentes a produtos, serviços ou até mesmo a efetuação de pagamentos online. Exemplo de consulta de transação: “Contratar empresas que fazem SEO em Fortaleza”.

Retorno da otimização com a consultoria SEO

Com a utilização das ferramentas de análise (como o Google Analytics) é possível acompanhar a evolução das visitas, através dos mecanismos de buscas, qual página foi mais visitada, qual o comportamento do usuário no site, quanto tempo ele passou, o que pesquisou, qual link clicou… enfim todos os movimentos dentro do site. Assim é possível saber qual estratégia deu mais certo e pode ser repetida ou novamente otimizada. Esses recursos permitem conhecer o ROI que significa no retorno por investimento.

Meu site ficará em primeiro lugar e na primeira página do Google?

A otimização de sites com técnicas de SEO tende a alcançar um melhor posicionamento no ranking dos mecanismos de buscas, como o Google, mas é importante destacar que não é possível fazer uma promessa de primeira página e primeiro lugar nestes mecanismos em um curto espaço de tempo. Os primeiros lugares são os principais objetivos, claro, porém esse é um processo que requer tempo e constante aplicação de SEO. É um trabalho que deve ser rotineiro para qualquer empresa que almeja alcançar os primeiros lugares nos mecanismos de buscas e vender muito mais.

Se você deseja conhecer mais vantagens de uma otimização SEO para que seu site receba mais visitas e venda mais, entre em contato.

mendelsonthomesilva@gmail.com
WhatsApp: 85 9707-0649

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