Home Hospedagem de Sites Por que Utilizar um Servidor de Hospedagem da Digital Ocean

Por que Utilizar um Servidor de Hospedagem da Digital Ocean

Compartilhe
hospedagem-da-digital-ocean
Print Friendly, PDF & Email

A importância da hospedagem no desempenho do site ou blog.

Todo projeto que tem por objetivo ser bem sucedido precisa de um planejamento bem elaborado. Não se constrói uma casa, por exemplo, sem antes fazer uma boa base. No mundo digital funciona da mesma forma.

É necessário se preocupar em ter uma boa presença online para entregar conteúdo relevante e mostrar ao seu público-alvo seu conhecimento sobre o segmento que atua.

Porém esse mesmo público precisa ter uma boa experiência com o seu conteúdo, podendo ler e ver todas as suas soluções com fácil navegabilidade e agilidade.

Não há nada que nos deixe mais estressados que um site lento e que demora vários segundo para carregar uma página ou conteúdo. Em um mundo onde a agilidade é cada dia mais exigida, sua presença online precisa acompanhar essa tendência.

Problemas da hospedagem compartilhada

hospedagem-compartilhad

O serviço de hospedagem é muitas vezes colocado em segundo plano ao se iniciar um projeto online, mas por experiência própria e dos clientes que atendo, eu digo que precisa ser o primeiro item a ser levado em consideração.

Muitas vezes por falta de informação o empreendedor ou empresário escolhe a hospedagem baseado no que foi dito a ele e isso não é errado. As pessoas simplesmente não sabem muita coisa sobre serviços de hospedagem de sites, é algo técnico demais.

Por não saberem contratam a primeira hospedagem que aparece e geralmente é uma hospedagem compartilhada. Eu tenho um outro artigo onde mostro em vídeo como saber se a hospedagem do seu site é compartilhada.

Não há problema algum em utilizar uma hospedagem compartilhada, mas eu gosto de comparar hospedagem compartilhada com república. Você já viveu em uma república?

Muitas vezes os quartos são compartilhados e também o banheiro… enfim, os recursos são compartilhados e quase sempre uma pessoa utiliza mais que a outra.

Em um servidor compartilhado acontece a mesma coisa, e se um site fizer mais requisições ao servidor que o outro, claro haverá perda de desempenho e velocidade para os demais. Mas há ainda um outro problema em hospedagem compartilhada que é preciso ser levado em consideração.

Muitas empresas de hospedagem não fazem uma seleção dos sites que irão compartilhar a hospedagem. Sendo assim, o site da sua empresa pode compartilhar, por exemplo, o servidor onde um site pornográfico está hospedado.

Isso passa a ser um problema porque sites com esse tipo de conteúdo sofrem todo tipo de ataque e fazem ações que podem ser consideradas fora dos padrões de qualidade do Google.

Relevância do servidor

Quando isso acontece o Google coloca a relevância dese site lá para baixo. Aí acontece algo do tipo: contratei uma pessoa para otimizar meu site, fazer toda a parte de SEO (otimização para os mecanismos de buscas), mas mesmo assim não apareço nos resultados.

Pode ser um problema de servidor com baixa qualidade e avaliação. Veja no meu artigo sobre hospedagem como verificar quantos sites dividem a hospedagem com você.

Verifique também se algum desses sites estão marcados em vermelho. Se for o caso significa que são alvos de investigação e podem ser punidos.

Se o seu site estiver em um servidor que receber algum tipo de punição e perder relevância, seu site perde também. Sabe aquele ditado: diga-me com quem andas e saberei muito de você? Isso funciona para hospedagem também.

Essas são algumas desvantagens de hospedagens compartilhadas. Há ainda um outro mito que preciso esclarecer: é verdade que uma hospedagem dedicada pode custar um valor muito alto, mas existe uma solução e ela se chama hospedagem semi-dedicada.

Funciona mais ou menos como uma casa em um condomínio fechado, você divide a entrada do condomínio, mas é senhor do seu espaço, sua casa, seu ninho. Ninguém utiliza os recursos destinados a você e você escolhe quem adentra sua casa.

Custo da hospedagem exclusiva

Agora sabe a melhor parte? Uma hospedagem compartilhada custa a partir de R$ 15,00 por mês. Mas você dividirá o servidor com mais centenas de sites e pode haver os vários problemas que já citei acima.

Em uma hospedagem semi-dedicada (exclusiva), o custo é em dólar. Hum, isso pode ser um problema. Mas não são dezenas de dólares, não se preocupe.

O custo de um servidor básico na Digital Ocean é a partir de $ 5,00 dólares, que dá aproximadamente os mesmos R$ 15,00, que você paga em uma hospedagem compartilhada.

Agora me fala, mesmo que seja uns poucos reais a mais, não compensa saber onde seu site está? Não vale a pena ter um site ágil e rápido que ofereça a melhor experiência para seu público-alvo? Acredito que você saiba a resposta.

Configuração da Digital Ocean

Ah, tudo bem, existe a questão da configuração. A Digital Ocean não tem um painel tão simples para você “mexer”. Mas me fala uma coisa: por que você quer mexer no painel da hospedagem?

O que é mais importante? Os conteúdos do seu site ou ficar mexendo em painel de hospedagem que só serve para gerar dúvidas e problemas se você não sabe mexer?

Vou dizer o que faço para meus clientes que utilizam o meu serviço de configuração de servidores na Digital Ocean. Eu entrego um site ágil e rápido em um servidor exclusivo, pronto para ser operado por qualquer pessoa. Aliás, o requisito principal é: saber ler. Só isso! De verdade.

Afinal onde você irá mexer será apenas no gerenciador do seu site para inserir conteúdos em textos, vídeos e imagens. A parte de servidor é feita uma vez e muito bem feita para que você não tenha problemas.

Imagine você morar em uma casa que toda hora precisa ir verificar a fundação da casa. Não é algo muito comum não é? Pois bem, quando a hospedagem do seu site é bem configurada, você não terá essa necessidade também.

Se você quer a partir de agora iniciar seu projeto com uma base bem construída ou se você já utiliza uma hospedagem compartilhada e quer melhorar a estrutura principal do seu negócio online, conte comigo para lhe ajudar.

Entre em contato comigo por meio do e-mail: mendelsonthome@mtscom.com.br e eu posso lhe dar todas as informações que você precisa para ter um site rápido e com ótima experiência de navegação para seu público-alvo. Um site em uma hospedagem exclusiva na Digital Ocean.

Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário!

Deixe uma resposta