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Por que investir em marketing digital?

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Crise econômica? Aposte no marketing digital!

Estamos em um momento difícil. Desastres ambientais, crises hídricas, poucas vendas, baixo investimento, contas mais caras, impostos lá em cima… tudo isso afeta diretamente a sua empresa e o seu cliente. Ninguém fica de fora. Agora a importância dos controllers fica totalmente em evidência. Assim como o governo tem feito com as próprias contas, sua empresa precisa fazer diversos ajustes e cortar tudo aquilo que for minimamente opcional para que você não corra nenhum risco de ter que fechar as portas, em um último caso.

Sua empresa sem divulgação sofrerá, certamente, um sério golpe. E você, como todos os empresários neste momento, se vê em um grande desafio: como investir em publicidade com tantos gastos importantes para lidar? É conhecido por todos, que os preços que a mídia cobra quase nunca são baratos. Há resultados, certamente, mas a um custo alto. Resta ao empresário procurar saídas alternativas que conciliem investimentos mais baixos a bons resultados. Neste contexto, surge o Marketing Digital como uma das novas possibilidades.

A maioria dos seus clientes acessa todos os dias seus perfis nas principais redes sociais do momento e realizam buscas em sites como o Google e o BING. Embora não tenham sido criadas com este intuito, as redes sociais também acabaram por se tornar um meio de divulgação de empresas e produtos. Os clientes adquirem novos hábitos e é essencial que as empresas o acompanhem para tirar proveito da internet.

Os clientes adoram novidades e se identificarão fortemente com a sua empresa quando notarem que ela está no mesmo lugar que ele, ao alcance de seus cliques, curtidas e compartilhamentos. Sem mencionar que o cliente pode, além de tudo, representar publicidade adicional compartilhando e curtindo sua página, fazendo com que ela apareça no feed dele.

O Facebook apresenta vários benefícios para divulgação na rede. Podemos citar que através dele é possível interagir mas diretamente com o cliente e com algum possível parceiro fazendo uso da Engenharia de Tráfego – que indica o alcance de seu post, permitindo que você o impulsione a um custo relativamente baixo e permite que você atinja as pessoas que procuraram ou curtiram algo relacionado ao seu produto – que pode ser considerada uma ferramenta muito mais completa e superior aos métodos de publicidade convencionais, que, além de ser muito mais caras, atingem os clientes de modo indiscriminado, independentemente de seu interesse. É o exemplo de uma programação com intervalos comerciais.

Quando você seleciona o cliente por interesse fica mais fácil atuar em cima desta informação, direcionando a ele os produtos que mais lhe chamam a atenção e aumentando as chances de venda e de que a publicidade ganhe ainda mais impulso através dele. Ele se sentirá compreendido e não irritado, por ver vários produtos que não lhe interessam sendo sugeridos a ele.

A vantagem desta estratégia também está na economia de gastos desnecessários a clientes que dispensariam seu anúncio imediatamente, por não ser de seu interesse. Você não precisa ter gastos ou trabalho com materiais impresso como panfletos, catálogos e folhetins, e poderá apresentar seu produto da mesma forma, e, se me arrisco a dizer, ainda melhor.

Outro fator importante a se considerar é que este tipo de estratégia viabiliza que os clientes comentem sobre o produto e a empresa, que torna possível tornar uma pesquisa de mercado muito mais confiável e rica, a custos muito mais baixos. Clientes acreditam quase totalmente nos comentários feitos por outros clientes, visto que são quase sempre desinteressados e imparciais.

A Universidade de Harvard fez um estudo a respeito dos resultados trazidos pelas campanhas publicitárias voltadas para o marketing digital:

Pode-se apontar uma melhor sintonia entre empresa e cliente, visto que aquela não só cria um cliente hipotético ao qual tentará atender, mas pode analisar um cliente real e sua demanda, que passam a estar em seu alcance devido à maior facilidade de interação entre ambos. É possível melhorar os produtos e serviços baseando-se nas opiniões e no feedback dos próprios clientes.

O resultado disso é que há menos chances de que as alterações ou possíveis mudanças de abordagem sejam equivocadas ou muito distantes daquilo que os clientes buscam. Tendo o que precisam ou desejam, eles certamente irão comprar.

A FGV – Fundação Getúlio Vargas apresenta uma pesquisa na qual cada unidade percentual a mais investida por uma empresa em sua tecnologia se converte, em um período de 2 anos, em crescimento de 7% nos lucros desta empresa. Se consideramos os investimentos conhecidos no mercado, é difícil apontar algum que dê um retorno tão alto em tão pouco tempo e a riscos relativamente baixos. Aponta-se alguns tópicos de extrema importância que mostram aos empresários por que investir em Marketing Digital neste momento:

Eficiência: As novas ferramentas apontadas auxiliam tanto empresário, quanto cliente, uma vez que seus resultados são mais eficientes através de gastos menores e sem irritar seu cliente com propagandas desnecessárias ou que trazem produtos que estão longe de ser de seu interesse. Direcionar as estratégias mostrou-se significar economia de valiosos recursos que sua empresa pode utilizar neste momento de crise.

Flexibilidade: Você pode alterar, pausar e aumentar o impulso de sua campanha em tempo real. Este é um dos benefícios mais notáveis. Caso tenha cometido algum erro, você não precisará arcar com custos e prejuízos que teria no caso dos materiais impressos.

Disponibilidade: Você deve estar disponível quando seu cliente procurar por você. O marketing digital permite que você saiba quando o seu produto foi procurado e que você direcione sua propaganda para tal pessoa. Também se economiza recursos, uma vez que se exclui os clientes mais improváveis de adquirir seu produto. Não se trata de oferecer só para quem procura, mas sim de pessoas mais prováveis de se interessar pelo seu produto, que fazem buscas relacionadas, que se informam sobre o seu produto, etc.

É importante ser simples e direto nas propagandas, mas também ser imprevisível. Não canse os seus clientes com clichês que estão há décadas no mercado. Mostre que pode ser diferente de uma maneira simples e fácil de se entender.

Quer ajuda para montar a estratégia de Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato: mendelsonthomesilva@gmail.com

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