Home Marketing Digital Porque não justificar textos para web

Porque não justificar textos para web

Compartilhe
justificar-textos-na-web
Print Friendly, PDF & Email

No meu cotidiano é sempre comum o seguinte pedido de clientes: ‘justifica os textos do meu site’. E é fácil entender essa solicitação já que grande parte de nossas leituras utilizam esse recurso, como por exemplo em revistas, jornais e uma infinidade de impressos. Mas vale destacar que a leitura em papel é bastante diferente de leitura em tela. Vamos entender. Textos justificados inserem espaços entre as palavras, forçando um alinhamento homogêneo das colunas.

alinhamento-de-texto

Em impressos o texto justificado é uma boa prática

Em textos impressos, a utilização desse recurso facilita a organização e a leitura das informações porque criam grandes blocos visuais de conteúdos.

textos-justificados

Vale destacar que os softwares utilizados para diagramação de materiais impressos utilizam muitos recursos como: diferentes espaçamentos entre as palavras e letras, além do uso do hífen para quebrar as palavras ao meio, e compensação entre fontes mais finas ou largas, evitando assim que se formem grandes espaços em branco entre as palavras.

Porque justificar textos na web não é boa prática

Em mídias digitais nossa visão se comporta de forma diferente. A leitura em dispositivos digitais é mais difícil e menos confortável que ler conteúdos impressos. A justificação de textos aqui torna a leitura incômoda. Diferente dos impressos onde podemos utilizar os dedos para guiar a leitura, nas mídias digitais o uso do mouse para esse fim é menos efetivo, e a própria luminosidade da tela causa desconforto para a visão, sendo assim as quebras do alinhamento a esquerda servem de direcionamento para a leitura.

Os blocos uniformes de textos dificultam a simples tarefa de descer para a próxima linha, já que o seu fim não oferece uma referência visual fácil de ser compreendida, sem falar nos grandes espaços entre as palavras, causadas pelo espaçamento forçado, tornando assim a leitura sem continuidade, pausada e muito mais lenta.

justificar-textos-na-web

Um pouco sobre tipografia

O desenho das fontes é criteriosamente planejado, assim como os espaços entre as letras são calculados até os milímetros para que seu desenho ofereça uma leitura agradável e um visual equilibrado e bonito. Quando se justifica os textos, todo esse planejamento é jogado fora. Concluímos então que justificar textos é comum e correto em materiais impressos como: jornais, livros, revistas e outras mídias impressas, onde existe a necessidade de criar blocos de conteúdos visualmente organizados.

anatomia-de-uma-fonte

No entanto, para a internet onde a criação dos blocos de conteúdos são dinâmicos e se adaptam a formatos diferenciados de acordo com o tamanho do dispositivo, navegador utilizado, mais o fato da leitura ser feita sem auxílio dos dedos, o ideal é não justificar os textos e sempre mantê-los com o alinhamento padrão: a esquerda. Essa regra é essencial que seja seguida para que se ofereça aos usuários que acessam seu site a melhor experiência de navegação.

Materiais de apoio

Referência I

Referência II

Referência III

Seguindo uma das diretrizes do Google – foque em oferecer o melhor ao usuário que chega em seu site -, mais importante que agradar seu gosto pessoal é oferecer a ele a melhor experiência de navegação. Conteúdos de qualidade, boa apresentação e fácil leitura, essas são as combinações perfeitas para fazer do seu site uma referência, ganhando respeito e também admiração do seus seguidores. Assim, conquistando-o, há grandes chances deste usuário compartilhar seu conteúdo de forma espontânea e gratuita, multiplicando sua informação para centenas ou milhares de usuários.

Deixe um comentário!

2 Comentários

  1. muito interessante ler a respeito da dinâmica diferente da tipografia para impressa e leitura na web. sem duvida, justificar realmente acaba com o estudo tipográfico, e concordo com o não uso, nem mesmo para a leitura impressa. Obrigada pelo artigo e referencias. Que venham os blocos curtos alinhados a esquerda!

Deixe uma resposta