Vantagens e desvantagens do marketing digital: saibam quais são
Afinal, quais são as vantagens e desvantagens do marketing digital?
Essa pergunta abrange a maior parte das dúvidas que giram em torno da mente do empresário na hora de investir.
Será que estamos vivendo uma verdadeira transformação ou é apenas uma fase, de modo que logo voltaremos à mídia tradicional?
Responder a perguntas como essas é o desafio diário de consultores de marketing digital pelo Brasil afora.
Por isso, eu elaborei este artigo. Ele foi feito para pontuar essas vantagens e desvantagens e lhe permitir analisar melhor a viabilidade e a conveniência do marketing digital para a sua empresa.
Vantagens
Bom, primeiramente devo responder a uma das perguntas que fiz acima: seria o marketing digital apenas uma tendência temporária?
Embora seja impossível prever com cem por cento de precisão, a verdade é que de modo algum se mostra como algo passageiro.
A migração da sociedade para a internet tem sido um fenômeno notável e gradativo, que se dá à medida que a tecnologia permite.
A internet veio como um fator facilitador, capaz de fazer com que as pessoas ganhem tempo.
Por isso, mesmo que alguém não seja muito chegado em redes sociais, certamente utilizará o Google para fazer uma pesquisa em vez de ir até a biblioteca, ou…
vai preferir pagar suas contas pelo internet banking do que se deslocar até o banco e provavelmente ter que enfrentar filas.
Na internet tudo é mais simples, rápido e prático.
Não há necessidade de se investir em material impresso, que geralmente é muito mais caro, assim como as mídias tradicionais.
Além disso, você pode segmentar a sua campanha de vendas online, atingindo somente os clientes que são mais prováveis para a sua empresa.
Ao definir o seu público-alvo você consegue prover exatamente o que o seu cliente precisa e procura.
Outra vantagem também é a questão da credibilidade: a empresa que investe em marketing digital e está antenada com todas as atualidades mostra ao cliente que se importa em inovar, abrir seus canais e investir em uma boa experiência para o consumidor.
Desvantagens
As desvantagens que podemos apontar neste tipo de investimento são pautadas mais pelo tradicionalismo do que por qualquer outra coisa.
Há muitos clientes e também empresários que só conseguem trabalhar com material impresso, televisão ou rádio e que não estão presentes no universo da web.
Outro ponto que preciso destacar é que a TV ainda reina no que diz respeito ao marketing tradicional e as propagandas de rádio ainda são efetivas (embora absurdamente caras).
Desse modo, mesmo sem segmentação, ainda é possível atingir muitas pessoas através da televisão.
Cada meio de comunicação faz a sua parte e nós, do marketing digital, fazemos a nossa utilizando a estratégia que melhor condiz com o cliente de hoje.
Por isso, é preciso que você mesmo pondere…
Onde está o meu cliente?
Para onde ele olha o dia todo?
Onde posso me localizar para ser visto por ele e para que ele interaja comigo?
Essa reflexão sobre vantagens e desvantagens do marketing digital…
Pode fazer o seu investimento em publicidade e marketing digital valer muito mais a pena do que simplesmente “seguir o fluxo”.
E falando em tendência…
Eu queria aproveitar para lhe falar do curso Ferramentas de Marketing Digital.
É um curso que desenvolvi baseado na minha experiência em marketing digital e em atender pessoas que desejavam muito aprender sozinhas algumas ferramentas do marketing digital.
Então o que eu fiz?
Eu criei esse curso prático, didático e que cabe no seu bolso.
Afinal, sinceramente eu quero muito que você e seu negócio sejam bem sucedidos no mundo online.
Se você quer conhecer mais sobre o meu curso basta apenas clicar no banner abaixo.
Estou esperando por você.
Um abraço e até o próximo artigo!
Mendelson Thomé
Especialista em construção e otimização de campanhas de vendas online