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Quer vender pela internet? Apareça!

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Se você quer vender produtos e serviços na internet, você precisa aparecer para seu público-alvo

Muitas pessoas se perguntam como proceder após criar um bom site ou desenvolver um bom produto para vender online. Há ainda os que já tem um bom negócio e apenas desejam ampliar suas vendar para o mercado da web, divulgando o seu site ou até mesmo criando uma loja virtual.

O comércio online funciona, como o comércio físico, segundo as leis do mercado e da constituição, é claro. Mas o que é importante saber quando se adentra o universo online? Alguns fatores são cruciais, e aqui vão algumas perguntas para que você possa ter uma ideia do que é realmente importante para vender produtos e serviços pela internet:

Você tem presença online?

Todo negócio notável, do tipo que fica na cabeça do cliente, tem uma identidade, uma proposta, princípios e objetivos. Se você já tem um negócio, provavelmente já passou dessa parte e apenas precisa adaptar sua identidade à web. Caso você queira iniciar um negócio apenas pela internet, deve pensar bastante sobre isso. O que é o seu negócio? O que ele quer dizer ao mundo e aos seus clientes? A partir do momento que você define a identidade do seu negócio, você poderá ter uma presença.

Se você já tem um negócio…

Talvez a contratação de profissionais seja indispensável para que você tenha sua presença online. Isso não significa que estes profissionais criarão a sua identidade, mas a sua presença sim. Trata-se de adaptar a proposta de sua empresa através de linguagens verbais e não-verbais. Designers, consultores de SEO e produtores de conteúdo poderão fazer com que sua ideologia seja traduzida para a linguagem do consumidor, de modo que você será compreendido. Portanto, aposte na construção sólida do seu site e em sua divulgação, assim como em meios para que seu link esteja ao alcance do clique do cliente. Sua tarefa é mais simples do que a daqueles que ainda devem construir uma identidade.

É interessante que você mantenha a identidade que você já possui no seu negócio físico. Dessa forma, ela será mais forte e mais fácil de ser absorvida, sem falar na credibilidade que você passará aos seus clientes internautas. Em muitos casos, eles já devem ter visto seu negócio em algum lugar e gostarão de associá-lo à sua versão online tal como conhecem.

Se você ainda não tem um negócio…

Você está prestes a fazer tudo. Deve estar disposto a vender seu produto ou serviço, criar propostas de valor, objetivos, princípios, etc. Sua empresa será construída do zero, a partir de suas ideias e, caso possua, de seus sócios. A vantagem é que você já irá começar online, o que tornará mais fácil sua lida futura com os consumidores online. A partir do momento que seu negócio ganha identidade, é hora de torna-lo presente.

Você deve apostar ainda com mais afinco em divulgação, estratégias de SEO – fazendo combinações convenientes entre elas – e fazer com o que o seu site seja acessado pelo maior número de pessoas possível neste primeiro momento. Isso não se trata de encher a página do seu cliente de anúncios chatos e insistentes. Isso fulminará a sua credibilidade. Contrate um especialista em SEO ou faça uma boa pesquisa sobre o assunto para garantir que fará tudo a seu favor.

Se o seu cliente te procurar, irá te encontrar?

Este tópico é muito importante. Você pode caprichar no seu site, ter o melhor produto e os melhores preços, mas se não puder ser encontrado com facilidade, de nada adiantará. Para isso, deve apostar em algumas estratégias de SEO – SearchEngineOptimization, que te ajudarão a colocar o seu site no topo das buscas. As estratégias de SEO basicamente adaptam seu site aos mecanismos de buscas dos sites como Google e BING por exemplo. Quando seu cliente procurar pelo seu produto, você precisa aparecer para ele. Para muito além da credibilidade que isso irá gerar, a praticidade de encontrar o produto rapidamente já aumentará suas chances de vender. Aposte também em links patrocinados e anúncios para que seu site fique bem localizado na web.

Sobre divulgação…

A maneira de divulgar sua página também dependerá da proposta do seu negócio. Recomenda-se apostar em designers e produtores e conteúdo para que você faça o melhor site que puder. Os especialistas em SEO poderão garantir que seu site funcione em seu máximo potencial, corrigindo possíveis erros e tornando-o didático. É importante que tenha uma interface simples e eficaz. Quando você não irrita o cliente com complicações desnecessárias e faz com que ganhe tempo, ganha também pontos com ele!

Presença = características + personalidade

Quando você conhece alguém que chama bastante a atenção por algum motivo, acaba por se lembrar constantemente dessa pessoa, ainda que não se dê conta. Quando você vê algo diferente e característico ou intrigante, acaba por fixar este item na sua mente e talvez até mesmo comentar com outras pessoas sobre o que viu. Não é verdade? Isso ocorre também com o seu cliente.

Tudo que ele ver de diferente na internet – obviamente descartamos aqueles anúncios sensacionalistas que enganam o cliente e só querem ganhar dinheiro por clique – chamará a sua atenção e ele irá querer saber mais. Comentará com outras pessoas, maximizando a sua publicidade da melhor forma: de cliente para cliente. Portanto, seja original! Tenha seus próprios conceitos e seja firme neles. Busque divulgar o diferencial de sua empresa e mostrar aos seus clientes porque você deve ser escolhido em vez do seu concorrente.

Sobre vendas…

Se você observou o que foi tratado acima – ou já o havia feito na sua empresa – deve crer que tem altas chances de potencializar suas vendas online. Lembre-se que a linguagem virtual é bem diferente. Você construirá sua proposta – por inteiro – desde o negócio que vende, a construção do seu site até as suas campanhas de publicidade e deixará tudo ao alcance do seu cliente para que confira.

Fará uso de estratégias que o guiarão à sua página. Ele, acatando a sua proposta, irá conferir o que você tem a oferecer. O cliente será também um avaliador. Ele está disposto a comprar, se você se adequar a algumas exigências dele. Podemos nos arriscar a apontar – interface simples, propagandas criativas e sensatas, pagamento prático e seguro, site organizado, conhecimento do produto que vende, facilidade de entrega e preços competitivos com os do comércio físico.

Se você quiser orientação sobre como montar a melhor estratégia para seu negócio na internet, entre em contato: mendelsonthomesilva@gmail.com

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