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Como vender todos os dias com Campanhas de Vendas Online

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Como uso a internet para aumentar minhas vendas?

Essa é uma pergunta comum e que está na mente de qualquer empresário ou empreendedor que deseja vender produtos e serviços aproveitando todo o potencial da internet.

Se você é empresário ou empreendedor de qualquer que seja o segmento, seja de produtos ou de serviços e ainda não conseguiu alcançar bons resultados em vendas utilizando a internet esse artigo vai lhe ajudar a descobrir a forma mais assertiva e estratégica de alcançar bons resultados com a internet.

Ter a resposta para essa pergunta colocará você a frente dos seus concorrentes e lhe dará uma grande vantagem competitiva para seus negócios.

Vou compartilhar agora com você os bastidores do processo de desenvolvimento de campanhas de vendas online. Estratégia capaz de lhe ajudar a vender todos os dias.

Mas vamos entender alguns pontos importantes:

Você sabe por que as pessoas compram?

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O principal erro de empresários e profissionais que trabalham com vendas é não parar para analisar o motivo real e específico que fazem as pessoas comprarem seus produtos ou serviços.

David Ogilvy dizia: “As pessoas compram aquilo que fazem com que elas se sintam bem consigo mesmas”.

Ou seja, as pessoas compram produtos ou serviços quando sentem que a oferta as fará se sentirem felizes e nesse processo de compra elas precisam se sentir confortáveis com todo o processo de compra.

Sua campanha de vendas para funcionar bem precisa criar conexão com seu público-alvo e gerar confiança. Então lembre-se dos dois pilares necessários para gerar vendas.

Sempre que você for planejar sua estratégia de vendas, não esqueça dos pilares principais: criar conexão com o seu público e construir confiança.

Estabelecer uma conexão e gerar confiança.

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Como criar conexão com sua audiência?

Criar conexão com sua audiência é fazer seu potencial cliente chegar a seguinte conclusão: ele está falando comigo, essa é a minha situação atual.

Se você quer convencer uma pessoa a adquirir seus produtos ou serviços, você precisa criar conexão com essa pessoa e falar a linguagem dela.

O principal fator de conexão com seu público-alvo é a utilização adequada da linguagem. Uma boa conexão, gera confiança e gerar confiança é exatamente o que você precisa para transformar potenciais clientes em clientes.

Se você conversa com uma pessoa e percebe que essa pessoa é parecida com você, não fisicamente, mas na personalidade e forma de pensar, automaticamente gera uma conexão e estabelece um vínculo de confiança.

Para gerar vendas para seu negócio, você precisa estabelecer essa conexão e criar confiança, faça isso de forma correta e estratégica.

Como fazer isso?

Primeira etapa

Tudo começa pelo Google. É lá que você irá encontrar as necessidades do seu público. Pesquisar o público é o primeiro passo do planejamento de qualquer campanha de vendas.

  • Qual a necessidade do seu público?
  • O que ele busca?
  • Como sua oferta se encaixa sob medida para ele?

Veja um exemplo:

Se você tem um pet shop… uma necessidade de pessoas que tem pets em casa e portanto pode consumir seus produtos ou serviços… é que: todo pet récem adquirido ainda não está acostumado ao novo lar e assim eles acabam fazendo xixi em todo lugar da casa.

Como você poderá ajudar?

Dando dicas de exercícios simples que irão educar o animalzinho a fazer as necessidades em um local específico.

Para criar a conexão: se você acabou de adquirir ou adotar um pet que urina pela casa toda… (criar conexão)

Isso acontece por que ele não conhece o novo ambiente e sente necessidade de marcar território (gera confiança por que mostra seu conhecimento).

Para gerar relevância

Para  resolver esse problema, vou lhe mostrar como fazer seu bicho de estimação fazer as necessidades em um lugar só por meio da utilização de 3 exercícios simples.

Para criar uma lista de potenciais clientes

Oferecer um e-book com dicas de como cuidar de pets recém adquiridos.

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Essa imagem acima mostra uma pesquisa realizada pelo público que acabou de adquirir um pet e precisa educá-lo. Esse é o Google Suggest que uma espécie de autocomplete do Google.

Se você é dono de um pet shop pode preparar conteúdos que atendam essas dúvidas e necessidades e assim atrair público interessado em seus produtos e serviços.

Informações como essas precisam ser captadas por toda empresa que deseja atrair público na internet. Descubra as necessidades do seu público e seja relevante para ele.

Segunda etapa

Criar o gancho perfeito, ou a mensagem principal é fundamental para que sua oferta funcione.

Como assim?

A mensagem a ser despertada na mente do seu público-alvo. Veja esse exemplo abaixo: tente identificar o gancho do comercial.

Percebeu que o gancho é: você está na praia, sente a brisa do oceano, areia sob seus pés.

Ter liberdade de andar por qualquer terreno com segurança, viver uma experiência incrível, literalmente sentir a areia, a brisa do mar. Não se faz isso com um carro qualquer, você precisa de um carro como o anunciado. “Só ele irá lhe proporcionar isso”.

Vamos agora à nossa sessão de perguntas:

  • Qual é a mensagem principal da sua campanha atual de vendas?
  • Qual o ponto de atenção da campanha?
  • Que mensagem você transmite para a mente do seu público quando você fala sobre seu produto ou serviço?

Terceira etapa

Definida a mensagem principal é o momento de preparar a carta de vendas. Essa carta de vendas irá nortear todo o direcionamento da campanha de vendas.

Todos os seus anúncios, convites para palestras ao vivo, convite para baixar seus conteúdos gratuitos e e-mails.

A carta de vendas desempenhará a função de destacar os benefícios dos seus produtos ou serviços e o posicionamento pelo qual seu público passará a enxergar em sua oferta.

Exemplos: 

  • Se você vende maquiagem. O posicionamento para seu público deve ser: ajudar a realçar a beleza natural da mulher
  • Se você vende roupas íntimas. O posicionamento para seu público deve ser: preparar a mulher para momentos especiais.
  • Se você vende serviços de treinamento de filhotes. O posicionamento para o público deve ser: especialista em fazer seu pet obedecer todos os seus comandos.

Definir um posicionamento além de lhe tirar da concorrência ainda criará uma conexão com seu público.

Uma boa carta de vendas não precisa de palavras mágicas ou persuasivas. Na verdade o que você precisa fazer é criar a primeira conexão apresentando o problema, a causa desse problema e mostrando como sua solução é perfeita para resolver o problema apresentado. Descreva o momento atual do público e mostre como alcançar o estado desejado.

“Se você acabou de comprar um bicho de estimação e está frustrado por ver que ele faz xixi pela casa toda (apresentando o problema…), saiba que isso acontece por que ela ainda não se acostumou com o novo lar (conhecimento do problema…), mas saiba que é possível resolver esse problema com 3 passos simples (apresentando a solução perfeita…).” Faz sentido para você?

Sua carta de vendas precisa mostrar ao seu público a transformação que ele alcançará ao adquirir seus produtos ou serviços.

Erros que não podem ter na sua carta de vendas:

  • Oferta confusa e genérica
  • Exagerada ao extremo (faz parecer mentira)
  • Maçante – difícil de ler, quanto mais comprar

Quarta e última etapa

Se você deseja vender produtos ou serviços na internet é essencial ter uma presença online e isso significa estar presente nos 4 principais canais:

  1. Aparecer nos resultados do Google
  2. Estar presente nas mídias sociais
  3. Enviar conteúdos por e-mail
  4. Produzir conteúdo educativo e relevante

Se a sua empresa aparece para pesquisas nos mecanismos de buscas, tem uma presença adequada nas mídias sociais, utiliza uma estratégia para criação de lista de e-mails de potenciais clientes e produz conteúdos para essa lista, pode alcançar o status de vender todos os dias na internet.

Depois de ter os resultados do que seu público pesquisa, definir o seu posicionamento, estruturar sua mensagem principal, temos todos os ingredientes necessários para produzir conteúdos em formato de artigos e vídeos, definir imãs digitais, fazer roteiros de vídeos de vendas, páginas de captura etc.

O primeiro passo para gerar vendas na internet é ter uma presença online. Se você não aparece para seu público-alvo ou se aparece de forma errada, não estratégica irá perder vendas.

Siga as etapas apresentadas e alcance patamares nunca antes vistos. 

A propósito se você quer resultados rápidos você pode também implementar em seu negócio o Sistema Previsível de Vendas. Ele funciona como um vendedor só que trabalhando de forma automatizada, 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo que tempo que você quiser que ele trabalhe.

É uma pessoa? Não! É um sistema que vai funcionar na internet para atrair e captar as pessoas certas para o seu negócio. E não se preocupe: o Sistema funciona para qualquer empresa, seja ela física ou online.

Ficou curioso para conhecer essa máquina de vendas? Basta clicar agora no banner abaixo e saber mais detalhes.

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Estou esperando por você.

Um abraço e até o próximo artigo!

Mendelson Thomé
Consultor de Marketing Digital e especialista em construção e otimização de Sistemas Automatizados de Captação de Clientes na Internet

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